Saiba a diferença entre o uso de lubrificantes sintéticos ou semissintéticos em motos de alta cilindrada
Especialista dos lubrificantes Mobil™ explica a diferença entre os óleos e dá dicas para condutores interessados em melhor custo-benefício.
Conhecidas por oferecer maior capacidade de aceleração aos pilotos, as motos de alta cilindrada têm ganhado cada vez mais espaço junto aos motociclistas brasileiros, de acordo com o levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo dados da instituição, entre 2017 e 2022, o número de emplacamentos anuais de motos de alta cilindrada — também conhecidas como “premium”, pelo alto valor agregado que possuem — cresceu de 6.626 para 12.707 unidades, o que representa uma ampliação de mais de 90%.
Com a popularização dos modelos, que possuem entre 751cc e 1.000cc, cresce também o interesse dos condutores por conhecer detalhes sobre os componentes dos sistemas que garantem a melhor performance das motos, em especial dados relacionados ao custo-benefício desses elementos. Prova disso é que o termo “custo-benefício” combinado à “cilindrada” apresentou um aumento de 180% no número de buscas online ao longo do último ano, de acordo com o Google Trends.
Para José Cesário Neto, Coordenador de Capacitação Técnica, especialista dos lubrificantes Mobil™, o interesse crescente dos condutores por motos de alta cilindrada, tem refletido diretamente no mercado de motociclismo, que por sua vez, busca inovar nas ofertas para este segmento, com destaque ao setor de óleos para motores. “Quando falamos em motos de alta cilindrada, a potência do motor é o principal fator de atenção para o condutor. Essa potência é diretamente afetada pelo tipo de lubrificação empregado na área. Por isso, é importante conhecer os tipos de óleo e suas propriedades na hora de escolher o óleo para usar em sua motocicleta”, destaca.
Conforme Cesário, a escolha do óleo ideal depende do uso da motocicleta e do estilo de condução.
“De modo geral, a recomendação para motos de alta cilindrada é que os motores sejam abastecidos com óleo sintético ou semissintético. Os semissintéticos são formulados com a mistura de pelo menos 10% de óleo de base sintética e o restante de base mineral”, pontua. Entenda em quais casos é recomendado cada um dos tipos de óleo para modelos de alta cilindrada:
Lubrificante semissintético: garantia de mais desempenho e proteção
Mistura entre óleo mineral e óleo sintético, o lubrificante semissintético é a opção de melhor custo-benefício para as motos de alta cilindrada. Esse tipo de óleo, prolonga a vida útil dos componentes do motor, fazendo-o operar de forma mais limpa, suave e sem falhas, além de oferecer alta proteção contra desgastes de peças. Os lubrificantes Mobil™ oferecem óleos semissintéticos que atendem a JASO MA2 e a API SL.
Lubrificante sintético: garantia de maior vida útil para o motor, mesmo sob condições severas de uso, proporcionando economia de combustível
O óleo sintético oferece proteção aos sistemas de motor, transmissão e embreagem, especialmente em condições extremas de temperatura e alta rotação, comuns em motos de alta cilindrada. Além disso, esse tipo de lubrificante garante maior vida útil do motor e de seus componentes e superior fluidez do óleo, além de proporcionar limpeza interna do motor. A marca Mobil™ oferece óleos sintéticos que também atendem a JASO MA2 e a API SL.
Cesário ressalta que, apesar das diferenças demarcadas entre os tipos de lubrificantes, vale lembrar a importância de seguir as recomendações do fabricante da motocicleta para garantir que o óleo escolhido seja o mais adequado ao modelo assim como às condições de uso.