Objetos soltos no veículo são mesmo um risco à segurança? Veja a resposta!
Objetos soltos no veículo podem representar um risco e ser a causa de sinistros de trânsito.
Muitas pessoas fazem o transporte, no dia a dia, de bolsas, mochilas, malas, caixas e outros objetos soltos no veículo sem se atentar de que isso representa um risco e pode ser a causa de sinistros de trânsito. Esse foi o tema do Programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, com patrocínio da Tecnodata Educacional, como você pode ver acima.
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, objetos nunca devem ficar soltos dentro de um veículo em movimento.
“Essa é uma regra básica fundamental muito esquecida pelos ocupantes de veículos, infelizmente. Muito ferimentos acontecem por conta de bolsas, sacolas, copos, latinhas, brinquedos e uma diversidade de bugigangas que saem voando conforme as acelerações ou desacelerações mais bruscas acontecem”, explica.
Ele diz, ainda, que colidir com alguma parte do corpo pode não ser o pior: uma simples garrafinha de água que caia no piso e role para baixo dos pedais, pode ser a causa de uma perda de controle que pode levar a um grave acidente. “Essa situação é hipotética, nesta análise, mas faz parte de muitas histórias reais. Por isso, precisa ser levada em conta por quem utiliza veículos para se locomover”, alerta.
Conforme o especialista, os locais corretos para transporte de objetos soltos no veículo são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo.
Veja dicas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para acomodação de bagagens no veículo:
- Coloque volumes mais pesados no fundo;
- Malas devem ficar no fundo do porta-malas e também nas laterais porque no meio recomenda-se colocar volumes de menor peso e menor tamanho.
- Mochilas normalmente têm menor peso e devem ficar por cima das malas,
- Sacolas mais leves devem ser deixadas por último, assim como caixas de isopor.
- Em cima do tampão interno do porta-malas não é bom colocar nem mesmo pequenos objetos. No no caso de uma colisão eles podem ferir os ocupantes do carro.