Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Camioneta e caminhonete: qual é a diferença entre elas?

Camioneta e caminhonete são dois tipos de veículos descritos no Código de Trânsito Brasileiro que parecem ser a mesma coisa, mas não são.


Por Mariana Czerwonka Publicado 27/09/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
Existem diferenças importantes entre elas e o Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, com patrocínio da Tecnodata, abordou esse assunto. Assista!

Camioneta e caminhonete são dois tipos de veículos descritos no Código de Trânsito Brasileiro que parecem ser a mesma coisa, mas não são. Existem diferenças importantes entre elas e o Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, com patrocínio da Tecnodata, abordou esse assunto. Assista acima!

Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, esclarece que a diferença entre elas se refere ao espaço destinado para a carga. “Na camioneta, o condutor, o(s) passageiro(s) e a carga ou bagagem, ocupam o mesmo espaço. Já na caminhonete, há um espaço fisicamente separado para a carga ou bagagem”, diz.

camioneta ou caminhonete
Veja as diferenças entre caminhonete e camioneta. Foto: Y-Boychenko para Depositphotos

Conforme o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as definições são as seguintes:

  • CAMINHONETE – veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.
  • CAMIONETA – veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

Ainda de acordo com o especialista, há uma polêmica sobre se é possível considerar um SUV camioneta, ou não.

“Como as SUVs não são veículos destinados a transporte de carga – embora eventualmente possam ser utilizados com essa finalidade – dificilmente alguém as considera camioneta. Mas pelo conceito do CTB, são. Qualquer veículo “monovolume” é”, diz.

Para ele, ajudaria a resolver o embate se o CTB diferenciasse bagagem de carga. “Mas não o faz: tudo o que não é parte ou acessório do veículo, ou é passageiro ou é carga. Inclusive as bagagens. Para ficar mais claro, imagine um sedã, aquele automóvel que tem um porta-malas: definitivamente, não se trata de uma camioneta. As peruas, ou Station Wagon, como a Parati, a Belina, a Palio Weekend, etc, são, claramente, camionetas”, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *