Rio Grande do Sul tem maior índice de acidentalidade no trânsito desde 2017
Dentre os números apresentados, destaque para o aumento do índice de acidentes. O Estado, de um modo geral, apresentou esse ano até o momento 1528 acidentes.
O DetranRS apresentou na última quarta-feira, dia 18, os dados da acidentalidade do Rio Grande do Sul, Santa Maria e região no VII Seminário de Trânsito e Direção Defensiva, que aconteceu na UNISM (Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria).
Dentre os números apresentados, destaque para o aumento do índice de sinistros. O Estado, de um modo geral, apresentou esse ano até o momento 1528 acidentes. Este valor pode chegar próximo ao observado em 2017, quando foram 1558. O município de Santa Maria é o sétimo em vítimas fatais no trânsito. Dessa forma, ficando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Gravataí, Viamão e Passo Fundo.
Além da perda de vidas de forma violenta, é importante também ressaltar que os sinistros de trânsito impactam na economia como um todo. Assim, influenciando o atendimento médico hospitalar e de reabilitação, a perda de produtividade, atendimento policial, agentes de trânsito e resgate de vítimas. Além disso, custos previdenciários e judiciais, danos à sinalização de trânsito, danos a equipamentos urbanos, danos aos veículos e remoções, danos a propriedades de terceiros e impacto familiar.
“O DetranRS geocodificou mais de 3900 acidentes na região desde 2015, o que ajuda a mapear esses pontos críticos e apresentar aos municípios ferramentas e informações para que sejam construídas políticas públicas e promovidas ações com o objetivo de salvar vidas”, afirmou Jaimar Monteiro, chefe da assessoria técnica e estatística do DetranRS.
Painel de Divulgação de Dados sobre Sinistralidade no Trânsito
Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, órgãos de trânsito que atuam no Estado apresentam a compilação de seus dados de mortes e lesões no trânsito. O Painel de Divulgação de Dados sobre Sinistralidade no Trânsito é promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e ocorre no auditório da Casa dos Municípios (R. Marcílio Dias, 574) às 14h do dia 24 de setembro.
DetranRS, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Comando Rodoviário da Brigada Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal compartilharão os principais indicadores de sinistralidade e discutirão as tendências observadas em regiões do estado. Também apresentarão ações que possibilitem o desenvolvimento de estratégias para melhorar a segurança no trânsito e reduzir o número de vítimas.
O evento é para gestores municipais do RS (prefeitos e vices, secretários e diretores de trânsito). Assim como, engenheiros, arquitetos, técnicos, agentes e demais interessados em contribuir por um trânsito mais seguro. É possível fazer as inscrições, que são gratuitas, em https://bit.ly/sinistralidadetransitors.
As informações são do DetranRS