Senatran divulga ranking que destaca estados campeões em envio de dados sobre sinistros de trânsito
Informações são fundamentais para o aprimoramento de programas voltados à segurança no trânsito; MS e Paraíba lideram.
Dados atualizados e unificados sobre sinistros são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito brasileiro. Nesse quesito, dois estados têm se destacado: Mato Grosso do Sul e Paraíba. Eles alcançaram excelência na atualização do Renaest (Registro de Estatística e Sinistros de Trânsito), coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). No lado oposto, com as piores colocações, figuram Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
O ranking que a Senatran apresentou é calculado mensalmente com base no envio de informações relativas a dados de sinistros de trânsito pelos órgãos locais responsáveis. Quanto mais frequente for a atualização do sistema, melhor a pontuação. O prazo para repasse das ocorrências é de até três meses após o sinistro. Ainda assim, somente dez estados estão em dia. Além de Mato Grosso do Sul e Paraíba, constam por ordem Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Sergipe e Tocantins.
A versão digital do Renaest, que está em fase de testes, vai trazer uma maior agilidade para agentes de trânsito locais, policiais e bombeiros. Além disso, vai fortalecer a transparência. O sistema é integrado ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), ao Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) bem como ao Renainf (Registro Nacional de Infrações).
Informações importantes
Essas informações permitem que o Governo Federal avalie não só a segurança nas estradas, mas também auxiliam no cumprimento de metas e compromissos previstos no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).