Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Como atualizar o CRLV 2024 no celular

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Senatran para tentar entender quais são os principais motivos que levam à impossibilidade de atualizar o CRLV 2024 no celular.


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/08/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
Atualizar CRLV 2024
Veja motivos que impedem o CRLV 2024 de atualizar no celular. Foto: Divulgação Detran/RS

O calendário para pagamento do licenciamento começou a vencer neste segundo semestre na maioria dos estados. Com isso, após o prazo de vencimento começará a ser cobrado o CRLV 2024, que é o documento que comprova que o veículo está em situação regular perante ao órgão executivo estadual de trânsito. Atualmente, não se emite mais o CRLV em papel moeda, ou seja, é possível baixá-lo na versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir em papel comum. Para quem tem o aplicativo CDT, após quitar os débitos do veículo, a atualização do documento acontece automaticamente, no entanto, em alguns casos, pessoas relatam dificuldades ao atualizar o CRLV 2024 no celular

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para tentar entender quais são os principais motivos que levam à impossibilidade de atualizar o CRLV 2024 no celular, mesmo após o pagamento dos débitos do veículo. De acordo com o órgão, após o pagamento, pode haver um período de processamento que varia conforme o banco e o Detran.

“Durante esse período, o sistema pode não reconhecer imediatamente que os débitos foram quitados. Algumas multas, especialmente as aplicadas por outros órgãos, podem ainda estar em fase de processamento ou contestação e, portanto, podem não aparecer como quitadas no sistema”, afirma.

Se não houver a atualização automática do CRLV 2024, o que o usuário deve fazer?

Em primeiro lugar, nesse caso, o usuário deve excluir o documento que está na CDT e pedir para baixar novamente. Se após algum tempo o CRLV 2024 não atualizar no celular, a Senatran traz algumas orientações:

  • Revisar multas e infrações: verificar se há multas ou infrações em processamento que possam estar impedindo a atualização do CRLV. Caso sejam encontradas, é importante resolver essas pendências o mais rápido possível.
  • Consultar o Detran: entrar em contato diretamente com o Detran do seu estado para obter informações sobre o que pode estar causando o problema.

Benefícios de ter o CRLV 2024 no celular

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Ou seja, para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

De acordo com a Senatran, existem vários benefícios de possuir o CRLV 2024 no celular. Veja quais:

  • Praticidade e acessibilidade: é possível acessar o documento a qualquer momento e em qualquer lugar através do celular. Dessa forma, eliminando a necessidade de portar o documento físico. Ele fica disponível até mesmo no modo offline.
  • Segurança: a versão digital do CRLV é protegida por criptografia. Só é possível acessar mediante autenticação segura, o que reduz os riscos de perda, furto ou falsificação.
  • Facilidade na atualização: qualquer atualização no documento, como a quitação de débitos ou alterações de dados, é refletida diretamente na versão digital. Ou seja, sem a necessidade de emitir uma nova via física.
  • Redução de papel: o uso da versão digital contribui para a redução do consumo de papel, beneficiando o meio ambiente.
  • Integração com outros serviços: é possível compartilhar facilmente o CRLV digital e usar em situações que exigem a comprovação de propriedade do veículo. Como, por exemplo, locação, venda ou fiscalização, facilitando esses processos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *