Como dirigir em uma estrada de terra?
Confira os principais cuidados que deve ter ao circular por trechos não asfaltados
Por que uma estrada de terra ou de chão batido é tão mais perigosa do que uma via asfaltada? Se antes todas as estradas eram assim, qual o problema? Antes de entrar em detalhes, vale esclarecer que estradas de terra (ou de chão batido) são mais suscetíveis as intempéries climáticas e por isso, ficam desgastadas mais rápido.
Esse desgaste pode criar rachaduras, buracos, tornar a estrada mais escorregadia, causar um deslizamento ou até mesmo ceder.
Por isso, mesmo com uma SUV ou picape de último modelo, você deve ter cuidado dobrado quando dirigir em uma estradas de terra.
Separamos quatro das dúvidas mais comuns para o momento em que você precisar conduzir seu veículo nesse tipo de terreno. Confira!
Como dirigir estrada de terra ou em terreno arenoso?
É vital manter sempre a suspensão em ordem. Afinal, estradas de chão batido ou de terra costumam ter buracos e outras depressões que irão exigir mais do sistema de suspensão.
Além disso, evite acelerações bruscas. Como essas estradas costumam ser menos aderentes, ao aumentar o torque de repente, você pode fazer com que seu veículo derrape.
Com isso em mente, tente manter uma aceleração moderada e mantenha ambas as mãos firmes ao volante para evitar derrapagens e manter um bom controle sobre as rodas.
Velocidade máx. de 60 km/h
De acordo com o Artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a velocidade máxima permitida em estradas rurais é 60 km/h. Isso porque a tração do carro fica comprometida na estrada de terra ou estrada de chão batido.
Qual marcha usar em estrada de terra?
Em vias rurais ou menos asfaltadas é recomendável usar uma marcha mais baixa que a de costume, como segunda ou terceira (dependendo das condições do terreno). Fazer isso proporciona mais controle do condutor sobre o veículo.
Como andar em estrada de chão com chuva?
No caso da estradas de terra com chuva é importante reduzir ainda mais a velocidade, principalmente em trechos íngremes com curvas ou com elevações e declives.
Além disso, uma chuva pode gerar neblina. Se isso acontecer, lembre-se de manter o farol baixo aceso.