26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Ministério dos Transportes divulga edital do Prêmio Senatran 2024

O Prêmio Senatran 2024 ganhou duas novas categorias, com ampliação do público-alvo participante e facilidades para apresentação dos trabalhos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/04/2024 às 11h00
Ouvir: 00:00
Prêmio Senatran 2024
O Prêmio Senatran 2024 busca incentivar iniciativas, projetos e produções técnico-científicas voltados à Segurança no Trânsito. Foto: ViewApart para Depositphotos

O edital do Prêmio Senatran 2024 foi publicado no Diário Oficial da União da semana passada e com novidades. O concurso ganhou duas novas categorias, com ampliação do público-alvo participante e facilidades para apresentação dos trabalhos. A premiação busca incentivar iniciativas, projetos e produções técnico-científicas voltados à Segurança no Trânsito. Além disso, estimular a adesão de organizações públicas e privadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Confira a íntegra do edital.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o Prêmio Senatran 2024 contará com participação de instituições de ensino, alunos e educadores do ensino superior. Além de órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizações, instituições ou empresas e companhias de transporte de passageiros e/ou de cargas.

As inscrições assim como envio de trabalhos acontecerão de 21 de maio a 19 de junho de 2024. A entrega do prêmio está marcada para 18 de setembro, no início da Semana Nacional do Trânsito.

Novidades

Neste ano, o Prêmio Senatran permitirá a apresentação de trabalhos com nome, marcas ou qualquer outro elemento que identifique o autor. Além disso, o concurso contará com duas novas categorias:

  • Redução de sinistros de trânsito em estados e municípios de circunscrição dos órgãos e entidades que efetuam o registro das ocorrências, apuram suas circunstâncias ou prestam atendimento às vítimas, constantes na Resolução Contran nº 808, de 15 de dezembro de 2020;
  • Produção acadêmica na área de segurança viária voltada à prevenção de acidentes e educação no trânsito.

Conforme a Senatran, este é o momento de ter reconhecido o desempenho das instituições que se preocupam em fazer um trânsito mais humano e democrático. 

5 comentários

  • Eduardo
    25/04/2024 às 04:33

    Bom dia! Concordo que às crianças receberam orientações sobre trânsito para que eles cresçam conscientes sobre o atual trânsito e mortes constantes de quantas imprudência que vivenciamos no meu dia a dia na rua…

    • Marcos Carlos de Souza
      17/05/2024 às 17:21

      Concordo com crianças ter mas orientação sobre o trânsito assim teremos futuros condutores melhores

  • Saulo Da Silva Gomes
    21/05/2024 às 14:31

    Outra coisa que deve ser mudada, seria em BR, no caso de acidente, a partir de 06 horas da tarde uso de colete refletor para a segurança de quem tá indo ou vindo na pista dupla evitando outros acidentes, durante o dia já existe uma sinalização que é legível para ambos lados.

  • Wilney Corregio
    24/05/2024 às 23:00

    Gostaria de participar com algumas ideias

  • Heuri Anderson de Araújo
    11/06/2024 às 15:21

    Sou CONDUTOR de veículos pesados no SEGUIMENTO do transporte de produtos perigosos. Uma pequena analise que observei em 14 dias de viagens,somando 5250 kms, foi a pernoite! Fator IMPORTANTÍSSIMO para uma noite de sono onde o profissional não fique fatigado apenas por algumas horas de sono,mas sim, 11 horas! Levei em consideração a boa e ampla disposição ao dirigir de forma mais atenciosa e segura. Após às 22 horas só trafegava veículos com total necessidade de circulação . eliminando assim possível acidentes durante a noite e,evitando o cansaço excessivo durante o dia. É POSSÍVEL, E PODEMOS EVITAR QUE HAJA MAIS ACIDENTES.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *