Dia do Técnico da Segurança do Trabalho
Nesta segunda-feira (27), comemora-se o Dia do Técnico da Segurança do Trabalho. Entenda a relação dessa data com a segurança no trânsito!
O Técnico da Segurança do Trabalho tem a função de garantir a segurança no trabalho e proteger a saúde física e mental dos trabalhadores durante as atividades laborais. Ou seja, implementando práticas que minimizam os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Mas afinal, qual é a relação do Dia do Técnico da Segurança do Trabalho com o trânsito?
Simples, diversos trabalhadores enfrentam desafios durante seu deslocamento diário para o local de trabalho. É nesse sentido que os técnicos em segurança do trabalho podem ser ampliados.
Com milhares de acidentes ocorrendo diariamente, os técnicos da segurança do trabalho podem promover a conscientização sobre a importância de cumprir as normas de trânsito. Como? Incentivando o uso de equipamentos de segurança como cintos de segurança e capacetes, por exemplo.
Além disso, técnicos da segurança do trabalho podem contribuir para a implementação de políticas de segurança viária.
Segurança do trabalho e o trânsito
Seguir as leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode garantir a segurança no trânsito tanto para os condutores de veículos quanto pedestres.
De acordo com o site CIPA, do Instituto de Física da USP, uma pessoa que pesa 60 Kg, sentada no banco traseiro de um veículo e que esteja sem o cinto de segurança pode ser arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada. Tudo essa tragédia com o veículo a apenas 60Km/h.
Da mesma forma, caso uma criança de 5 anos de idade, com 20Kg, nesta mesma situação, pode provocar um impacto de 300 Kg nas costas do motorista ou passageiro, por exemplo.
Regras do trânsito
De acordo com o site CIPA, do Instituto de Física da USP, para evitar acidentes, o motorista, pedestre e ciclista, devem seguir as regras de trânsito.
Regras para motoristas:
- Cumprir com as normas de trânsito
- Não parar ou estacionar em locais não autorizados
- Não exceder o limite de velocidade em local de parqueamento (20Km/h)
- Usar a buzina somente quando necessário
- Ter cuidado ao movimentar o veículo em marcha a ré
- Manter o veículo bem fechado e não permitir que objetos de valor fiquem expostos
- Não beber antes de pegar a direção de um veículo
- Não pensar que pode dominar o sono, pois pode causar acidentes, por isso ao sentir-se com sono pare, durma um pouco e depois continue sua viagem
- Utilize sempre os equipamentos de proteção ao guiar uma motocicleta
Regras para pedestres:
- Esteja sempre atento quando andar pelas vias de circulação de veículos
- Não correr apressado ao atravessar as ruas
- Procurar sempre andar pelo calçamento
- Evitar transitar pelas ciclovias
Regras para ciclistas:
- Usar sempre os equipamentos de segurança
- Não correr ao transitar em via de pedestres
- Sempre utilizar as ciclovias
- Não transitar em vias expressas
Vale ressaltar que a segurança no trânsito é dever e responsabilidade de todos, independentemente se você transita como um pedestre ou como condutor de um veículo. Se nos preocuparmos mais com a nossa segurança e com a integridade dos demais, podemos criar um trânsito melhor e mais pacífico.