Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

O que fazer ao dirigir grandes cargas em dias de chuva?  

O Portal do Trânsito traz os principais cuidados na hora de conduzir grandes cargas em trechos chuvosos. Confira!


Por Accio Comunicação Publicado 22/09/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Transporte de cargas
Foto: Freepik.

Você certamente já dirigiu em dias de chuva, certo? Algumas conduções de cargas exigem atenção e cuidado extras ao dirigir em pistas molhadas. Além disso, tomando algumas precauções especiais, o motorista pode evitar acidentes fatais.  

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2022 foram registrados 54.447 acidentes em rodovias brasileiras. A média da pesquisa foi de 7 acidentes com vítimas para cada 10 km.  

Em outra pesquisa, publicada em 2019 pela CNT, dos acidentes registrados, ao menos um teve participação de caminhão. Nesse estudo, as principais causas de acidentes envolvendo caminhão são: 

  • Grandes distâncias percorridas
  • Cumprimentos de prazos
  • Dificuldade de planejamento
  • Falta de descanso
  • Excesso de confiança
  • Excesso de carga
  • Manutenção do veículo
  • Imprudência
  • Deficiências na formação
  • Falta de atenção
  • Mal súbito
  • E por fim sono

Cuidados para ter uma viagem tranquila, mesmo com chuva forte 

Primeiramente,  você deve cuidar da manutenção do seu veículo, para que esteja sempre em perfeito estado de uso e conservação. Pneus em mau estado, freios precários e outras deficiências mecânicas afetam significativamente a segurança, principalmente em condições adversas, como a de chuva e pista molhada, ou em situações de emergência, aquela em que você irá precisar fazer frenagens ou manobras súbitas para evitar ou escapar de um acidente.  

Além disso, deve redobrar a atenção na distância entre os veículos durante a circulação, principalmente em relação ao veículo da frente. Maiores distâncias fornecem o tempo necessário para evitar um acidente em situações inesperadas. Pelo mesmo motivo, estar constantemente atento ao volante, evitando qualquer tipo de distração enquanto dirige, afinal, qualquer descuido pode ser fatal.  

Do mesmo modo, mantenha sempre as luzes do veículo ligadas: ser visto é fundamental para a segurança! Em situações de chuva, a visibilidade pode diminuir drasticamente. Em condições de baixa visibilidade ver e ser visto é fundamental para evitar acidentes. Pode-se chamar isso de comunicação visual com os demais condutores, que é superimportante.  

Por fim, mas não menos importante, um conselho fundamental é: NÃO DIRIJA SE ESTIVER CANSADO.  Sabemos que, às vezes, isso parece impossível, porque temos que chegar ao destino, seja para entregar a carga ou para voltar para casa. No entanto, se você estiver cansado, as condições de segurança pioram muito. O correto é estar bem-disposto para dirigir, e isso só se consegue com boas noites de sono, e com o planejamento de paradas regulares para descanso. Motoristas experientes e responsáveis sabem e praticam isso..  

Que cuidados os caminhoneiros devem ter em dias de chuva? 

Foto: Freepik.

Confira os cuidados especiais que caminhoneiros devem ter em dias de chuva, conforme orientações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR):  

  • Reduzir a velocidade: a pista molhada diminui a aderência dos pneus, o que pode levar a derrapagens e aumentar o espaço de frenagem; 
  • Manter uma distância segura: é importante manter uma distância maior do que a habitual entre o veículo da frente para permitir tempo e espaço suficientes para frear;  
  • Utilizar os faróis baixos: isso melhora a visibilidade e ajuda outros motoristas a verem seu veículo;  
  • Evitar manobras bruscas e freadas súbitas;  
  • Sempre verificar as condições dos pneus e dos freios antes de pegar a estrada.  

Sobre a iniciativa a boa saúde do caminhoneiro, o DER-PR explicou que faz parte de comissões como o Programa Vida no Trânsito e o PNATRANS.  

Além disso, o órgão busca Iniciativas para melhorar a segurança dos condutores como o Programa de Segurança Viária (PROSEG Paraná) e a fiscalização de velocidades por radar portátil.  

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *