27 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

CNI: 36% levam mais de uma hora por dia em trânsito para o trabalho

Pesquisa da CNI aponta que pelo menos 8% da população gasta mais de três horas indo e vindo do trabalho ou dos estudos. 


Por Agência de Notícias Publicado 07/09/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00

Quanto tempo você gasta todos os dias no trânsito para ir e voltar do trabalho? Olha, se você passa mais de uma hora por dia nesse deslocamento, saiba que você não está sozinho no trânsito: mais de um terço (36%) dos brasileiros passam pela mesma situação. 

É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, lançada na semana passada, que aponta que pelo menos 8% da população gasta mais de três horas indo e vindo do trabalho ou dos estudos. 

É o caso da comerciária Lana Lúcia, que gasta quatro horas diárias em deslocamento em Brasília. 

Elaine Magalhães também trabalha em Brasília, mas decidiu morar em Goiás. No caso dela, o transporte privativo da empresa compensa a 1h30 para chegar no serviço.  

Segundo a pesquisa da CNI, o trânsito também afeta a produtividade.

Mais da metade dos brasileiros consideram que têm piora na qualidade de vida por causa do tempo perdido no transporte e que, por isso, também produzem menos no trabalho. Já 60% dos entrevistados chegam estressados ao emprego. E um em cada quatro brasileiros já perderam uma reunião importante ou até um dia inteiro de trabalho, por causa do tempo gasto no trânsito. 

Se o brasileiro pudesse, mudaria essa situação, claro. Ou seja, pelo menos 10% dos entrevistados disseram já ter trocado de emprego por causa do trânsito. Além disso, 2% tiveram que recusar propostas em razão das condições ruins de deslocamento, que não compensariam a mudança. 

Foram entrevistadas 2.019 pessoas da população economicamente ativa, acima de 16 anos, em municípios com mais de 250 mil habitantes em todos os estados. 

Ouça a reportagem da Rádio Agência Brasil

As informações da Agência Brasil

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *