Curso propõe reflexão sobre o papel de todos no trânsito
De acordo com o Detran/RS, a formação é voltada ao público em geral e tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a participação de cada um no trânsito.
Estão abertas as inscrições para o curso Educação e Cidadania no Trânsito, da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). As aulas iniciam no dia 02 de maio. O curso que aborda o papel de todos no trânsito é gratuito, online e com certificação ao final.
De acordo com o Detran/RS, a formação é voltada ao público em geral. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a participação de cada um no trânsito. “Serão abordadas percepções sobre os riscos que o trânsito oferece, para que seja possível fazer melhores escolhas. E, também, pensar sobre as possibilidades de atuação enquanto cidadãos participativos nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos”, afirmou o órgão.
Para se inscrever, é preciso acessar o site da Escola Pública de Trânsito (escola.detran.rs.gov.br), menu “Nossos Cursos” e “Quero me inscrever”. Depois, há um redirecionamento à página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual o usuário deverá fazer seu login ou criar uma conta (caso ainda não a tenha).
Em caso de dúvidas e informações sobre o curso que aborda o papel de todos no trânsito , entrar em contato pelo email: cursos-escola@detran.rs.gov.br.
Escola Pública de Trânsito
A Escola Pública de Trânsito do Detran/RS é formada por uma equipe multidisciplinar que está constantemente produzindo conhecimento sobre educação. “Como o trânsito é um espaço compartilhado, a responsabilidade também se compartilha. Por isso, assumimos a nossa missão pela busca do trânsito que todos queremos e merecemos”, afirma o site da Escola.
Conforme o órgão, a Escola Pública de Trânsito é Escola porque é um lugar idealizado para promover aprendizagem. Além disso, é Pública pois pertence a toda a sociedade e é de Trânsito porque se refere ao espaço público utilizado por todos.
“Respeitamos e valorizamos o ser humano e o meio ambiente e estamos sempre na busca de uma relação harmoniosa entre as pessoas nos espaços públicos, estejam elas a pé, de bicicleta, motorizadas ou em qualquer outro meio de locomoção. Acreditamos na necessidade de prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais no trânsito para preservação da vida”, conclui a Escola.