União dos órgãos locais de trânsito é fundamental para sucesso do Pnatrans, diz secretário
Durante o encontro da Associação Nacional dos Detrans, Adrualdo Catão, da Senatran, destacou redução da burocracia e uso da tecnologia para tornar serviços mais ágeis e eficientes.
Revisado há dois anos, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) precisa da união de todos os órgãos de trânsito locais para ter sucesso. A avaliação é do secretário nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, que participou na última quinta-feira (2) do 75º Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND).
Sucesso do Pnatrans
O plano é um conjunto de medidas estabelecidas pelo Governo Federal para reduzir o número de mortes bem como lesões decorrentes de acidentes no país. Entre as principais ações estão, por exemplo:
- a melhoria da infraestrutura viária;
- a educação para o trânsito;
- fiscalização do uso de álcool e drogas;
- incentivo ao uso de meios de transportes não motorizados;
- aprimoramento do atendimento às vítimas de acidentes.
“A união dos Detrans é crucial para a implementação bem-sucedida do Pnatrans, uma vez que só com a colaboração e troca de experiências entre os órgãos de trânsito estaduais é possível alcançar resultados significativos na promoção da segurança viária em todo o país”, explicou o secretário.
Serviços
Conforme Catão, outra aliada para aumentar a segurança viária é a implantação da tecnologia na redução de burocracia de processos, tornando os serviços mais eficientes e ágeis para a população. “É preciso investir em sistemas que permitam a integração os órgãos de trânsito. Dessa forma, facilitando a troca de informações e melhorando a fiscalização da secretaria”, disse.
As informações são da Assessoria Especial de Comunicação