Maio Amarelo: Senado fará debate para marcar a campanha
Apesar de ainda não ter data para acontecer, o objetivo do debate é claro: pretende-se discutir os impactos da violência e possíveis soluções para um trânsito seguro.
O Senado fará uma sessão com debate temático para discutir os impactos da violência no trânsito e as possíveis soluções para um trânsito seguro como parte do Maio Amarelo. A aprovação do pedido para a sessão de debates, feito pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e outros 16 senadores, aconteceu na última quarta-feira (11), em plenário. O debate ainda não tem dada para ocorrer.
Debate no Maio Amarelo 2022
No requerimento para o debate, Fabiano Contarato lembrou que o movimento internacional Maio Amarelo busca a conscientização sobre o tema segurança viária. E, ainda, tem o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.
“Em 2020, segundo informações colhidas no DataSUS, o Brasil registrou 33.716 mortes decorrentes de acidentes de transporte”, disse o senador do texto.
De acordo com o senador, o alto patamar de vítimas fatais no trânsito é uma realidade brasileira que é preciso enfrentar e debater. Para ele, o Senado é um ambiente ideal para coordenar debates com órgãos governamentais, bem como organizações não governamentais e sociedade.
O Maio Amarelo
Reunir a sociedade, as esferas governamentais (estaduais, municipais e federal), entes públicos e privados em torno de uma meta: um trânsito mais seguro. Essa é a proposta do tema do Maio Amarelo 2022, que segue o cronograma anual definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é “Juntos Salvamos Vidas”.
Órgãos federais já divulgaram que prepararam ações especiais de educação e fiscalização durante todo o mês de maio. É o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além disso, a campanha Maio Amarelo 2022 tem o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O material da campanha está sendo divulgado nas redes sociais da Senatran. O objetivo é alertar os motoristas para o uso do cinto de segurança, bem como sugerir aos caminhoneiros que façam paradas regulares e dirijam descansados. Além disso, lembrar que os pedestres e ciclistas também têm direitos e deveres para tornar o trânsito cada vez mais seguro.
As informações são da Agência Senado