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26 de dezembro de 2024

Novas tarifas de pedágio passam a valer a partir de hoje


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/06/2011 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h50
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O reajuste das tarifas de pedágio, que está valendo desde a zero hora desta quarta-feira (1), encareceu, em média, 5% o custo das tarifas. As seis concessionárias do Anel de Integração – Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia – operam as novas tarifas, que variam entre R$ 5,30 e R$ 13,30. Carro X Ônibus Em alguns trechos, o valor da viagem para uma pessoa de carro pode ser até 81% mais caro do que se ela optasse por percorrer o trajeto de ônibus. Um motorista que faça uma viagem entre Curitiba e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, vai passar por nove praças de pedágio se trafegar pela BR-277, o que totaliza 637 quilômetros de distância. Com as tarifas variando entre R$ 5,90, na praça de São Luiz do Purunã, e R$ 9,80, na praça de São Miguel do Iguaçu, o custo do pedágio para a viagem de ida e volta seria de R$ 141. Somando os gastos com combustível, no caso de um carro popular que faz até 13,3 km por litro com gasolina (R$2,50 o litro) ou 9,5 km por litro com álcool (R$ 1,55 o litro), o custo total da viagem para uma pessoa poderia variar entre R$ 349 e R$ 380. Neste caso, o custo da viagem seria entre 66% e 81% superior ao da pessoa que optasse por viajar de ônibus. Duas passagens de ônibus entre as duas cidades podem ser compradas por R$ 209,10, nos modelos convencionais. Valor alto O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) anunciou, na terça-feira, que vai recorrer da decisão judicial que autorizou o reajuste das tarifas de pedágio. “Evidentemente que as concessionárias têm o direito de buscar o reajuste na justiça, mas continuamos afirmando que os valores são muito altos”, justifica Milton Podolak Junior, diretor geral do DER-PR. Na última semana, o órgão não havia homologado a proposta de reajuste das concessionárias, por considerar que os valores eram muito altos. Desde 2003, quando Roberto Requião assumiu o governo estadual, o departamento não autoriza os aumentos das tarifas, sempre obtidos por meio de liminares na justiça. A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovia (ABCR) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só comentaria o assunto no caso de uma nova decisão judicial, já que o fato de o DER recorrer decisão anterior, não invalida as liminares concedidas para as concessionárias. Outras concessionárias O aumento das tarifas de pedágio não vale para as concessionárias Autopista Régis Bittencourt (que administra o trecho da BR-116 entre o PR e SP), Autopista Litoral Sul (trecho das BRs 376 e 101 entre PR e SC) e Autopista Planalto Sul (trecho da BR-116 entre PR e SC). Estas concessões foram feitas pelo governo federal em 2007 e as empresas começaram a operar em 2008. No caso da Autopista Litoral Sul, a data de reajuste de pedágio em todas as praças de sua concessão é em 22 de fevereiro. Para as praças da Autopista Planalto Sul, a data de reajuste é 19 de dezembro. Já na Autopista Régis Bittencourt o reajuste acontece em 29 de dezembro. As concessionárias não confirmam se vai haver aumento nas tarifas. Fonte: Gazeta do Povo

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