CESVI premia os melhores do índice CAR Group
O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), único centro de pesquisa do País dedicado ao estudo da reparação automotiva e a prover soluções para a qualificação do setor, acaba de divulgar a lista com os vencedores do Prêmio CAR Group.
Em sua quarta edição, a honraria é concedida a veículos de 15 categorias, como hatchs, sedans, minivans, SWs, picapes e utilitários, que apresentaram o melhor tempo e custo de reparo. A lista com os vencedores pode ser conferida logo abaixo, ao final do texto.
Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. O CESVI recebe o veículo até mesmo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.
Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, a cesta dos tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.
De acordo com Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI, “todos querem carros que não fiquem muito tempo na oficina, que possuam um custo acessível de manutenção e de peças, além de preço mais em conta na hora de fechar um contrato de seguro. Nosso índice fornece dados importantes ao consumidor para que ele realize uma escolha consciente”, comenta.
Leia a opinião dos vencedores sobre o índice:
Citroën
Eduardo Grassiotto – Diretor de pós-venda
“Gostaria de agradecer a parceria e o profissionalismo do CESVI com o CAR Group, que é uma importante referência para o mercado.”
FORD
Willian Yuki – Supervisor de Suporte Técnico da Ford Caminhões
“A FORD tem uma preocupação constante com o conceito de reparabilidade e monitora constantemente este fator. Ela foi uma das primeiras montadoras a acompanhar o CAR Group, desde 1999/2000, com o Focus, o que mostra o nosso comprometimento.”
Peugeot
Osvaldo Novais Junior – Diretor de Pós-Venda
“Este prêmio ratifica e fortalece a parceria que nós temos com o CESVI e vem ao encontro de todo o trabalho que a Peugeot vem realizando. O prêmio vem coroar todo o trabalho que nossa empresa está fazendo.”
Renault
Marcio Castro – Responsável pela Área de Métodos e Processos
“Quere agradecer imensamente ao CESVI por desenvolver um índice, uma referência de tamanha importância.”
Suzuki
Vinícius Butolo – Responsável pela Área Comercial
“Quero agradecer ao CESVI pela oportunidade e dizer que vamos continuar trabalhando para permanecermos no ranking.”
Volkswagem
Ricardo Plöger – Gerente de Engenharia de Produto
“É uma honra receber esses prêmios. O trabalho do CESVI é muito importante para conscientizar as pessoas e é uma estratégia de nossa companhia a preocupação com a reparabilidade. E ser premiado coroa todo esse esforço. Obrigado”.
Com informações da assessoria de imprensa