Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de outubro de 2024

Atenção previne acidentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/04/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h42
Ouvir: 00:00

Apesar de serem importantes itens de segurança no trânsito, os retrovisores não são a única alternativa para evitar acidentes, de acordo com o instrutor prático de direção veicular, Luís Azevedo Lima.

Lima explicou que obedecer a todas as leis de trânsito é indispensável. “Se a via exige velocidade máxima de 40 km/h, quem está acima entra em grupo de risco”, analisou. Ele recomendou ainda atenção e respeito à sinalização.

O instrutor explicou que o retrovisor central deve possibilitar ver a imagem do vidro traseiro. Os retrovisores externos devem permitir ver um pouco da lateral do carro, mas a maior parte do campo de visão deve ser a rua. O ajuste deve ser feito a cada vez que o motorista vai se posicionar, em especial se houver o uso de várias pessoas.

Para Lima, não é possível eliminar totalmente os pontos cegos, por isso a necessidade de redobrar a atenção.Ele não recomenda usar espelhos côncavos porque podem deformar o ângulo de visão.

Para ter ainda mais segurança, o ideal é não confiar apenas nas imagens que os retrovisores mostram, segundo o gerente da Auto Peças Padre Cícero Filial 2, Fabiano Barros. Segundo ele, muitas vezes os motoqueiros não são vistos do lado direito por conta do “ponto cego”.

Uma medida que evita o acidente é ficar atento aos sons do trânsito. “Escutando o barulho da moto, você sabe que tem que ficar atento porque o motoqueiro está perto de você”, recomendou.

Fonte: O Povo Online

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *