Cidades registram queda no número de acidentes de trânsito
Segundo o Instituto Médico Legal (IML), de janeiro a maio deste ano houve uma redução de 10% no número de mortes ocorridas por acidentes de trânsito em Roraima, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Rio Branco registrou uma queda de 25% com relação ao número de mortes em acidentes de trânsito, entre janeiro e abril de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC).
Informações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) mostram que o mês de maio de 2015 registrou o menor número de vítimas fatais em acidentes de trânsito com uma redução de 31,56% em relação a maio de 2014.
Motivos
Entre os fatores que contribuíram para essa redução está à conscientização realizada pelos educadores de trânsito, intensa fiscalização realizada para coibir os excessos dos condutores de veículos automotores, atividades de educação para o trânsito, operações de fiscalização e ações de engenharia.
Ações
Os países do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai, assinaram neste mês um acordo para reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito, especificamente entre os jovens. Nesse mês também o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançaram a campanha de redução de acidentes no trânsito, intitulada “Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável no trânsito.