22 de janeiro de 2025

PUBLICIDADE

Instrutores preparam manifestação pelo fim da obrigatoriedade das aulas noturnas no RJ


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/08/2018 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h12
Ouvir: 03:29
Aula noturna O protesto acontece em razão da não publicação da Portaria que tornaria facultativo o período de aprendizagem noturna nos CFCs. Foto: Arquivo Tecnodata.

O grupo “Instrutores em Ação”, que deu início ao movimento pela suspensão da obrigatoriedade das aulas veiculares noturnas no estado do Rio de Janeiro, está convocando instrutores de trânsito e alunos matriculados em autoescolas do Estado para participar de uma manifestação que ocorrerá na próxima segunda-feira (27/08), às 08h, em frente ao prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RJ), na Av. Presidente Vargas – RJ.

PUBLICIDADE

O protesto acontece em razão da não publicação da Portaria prometida, segundo o grupo, pelo diretor-presidente do órgão, Leonardo Jacob. A norma estabelece que as aulas noturnas se tornem facultativas em todo o estado.

“Essa manifestação terá o apoio da comissão CUMPRA-SE, do deputado estadual, Carlos Minc (PSB/RJ), assim como de outras entidades e autoridades ligadas à área de trânsito”, explica Marcos Motta, representante dos Instrutores em Ação.

De acordo com o grupo, entidades representativas em outros estados aguardam a Portaria do Detran-RJ para também pressionarem os deputados que fazem parte da comissão que irá votar o PL 2056/11, que pretende revogar definitivamente a Lei 12.217/10.

O Portal do Trânsito entrou em contato com o Detran/RJ que orientou que fosse procurado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “O Detran levou essa questão ao Departamento Nacional de Trânsito, a quem cabe a discussão, por se tratar de legislação federal, no caso, o Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou o órgão em nota.

PUBLICIDADE
Entenda

Conforme os “Instrutores em Ação”, grupo independente liderado pelo instrutor Eduardo Reis, do Rio de Janeiro, um acordo firmado no início do mês em reunião entre o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), Leonardo Jacob e o Deputado Carlos Minc (presidente da comissão CUMPRA-SE!) previa que entre os dias 6 e 10 de agosto, o presidente do Detran-RJ expediria uma Portaria que tornaria facultativo o período de aprendizagem dos CFCs até às 17h, sem prejuízo do registro das aulas noturnas em todo o estado.

Ainda conforme o grupo, o diretor do Denatran, na sequência, deveria expedir uma Deliberação pela qual as aulas noturnas tornar-se-iam facultativas em todo o país.

Nenhuma medida foi publicada desde então e a situação continua indefinida.

PUBLICIDADE

Reunião

A pedido da assessoria da presidência do Detran/RJ acontecerá nesta sexta-feira (24) uma reunião entre os instrutores que reivindicam fim da obrigatoriedade das aulas noturnas nos CFCs e o diretor-presidente do Detran, Leonardo Jacob.

Participarão da reunião, além do presidente do Detran/RJ e assessores:

Do grupo Instrutores em Ação: Eduardo Reis, Marcos Motta, Vítor Martins, Tatiane Lara Pereira.
Os Deputados estaduais: Carlos Minc e Dionísio Lins.
Dos Sindicatos e entidades afins: João Pinto Ribeiro, José Aleixo, Samuel Martins, José Augusto, Delfim dos Santos.

 

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *