UFPR distribui cartilha para prevenção de acidentes de trânsito com crianças
A morte de crianças vítimas do trânsito brasileiro é extremamente preocupante, visto sua alta prevalência entre as causas de morte por fatores externos. Apenas em 2017, segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, na faixa etária entre 0 e 14 anos, foram 697 mortes nas vias brasileiras. A maioria era ocupante de veículo e em segundo lugar estão aqueles que foram vítimas de atropelamentos.
Por esse motivo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou uma cartilha destinada aos pais com o objetivo de comunicar os cuidados adequados que devem ser tomados com as crianças no trânsito, seja como pedestres, passageiros de veículos ou ciclistas. A autoria é de Alessandra Sant´Anna Bianchi e Letícia Carol Gonçalves Weis.
A cartilha propõe divulgar, através de uma linguagem acessível para o público alvo, resultados de diversos estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Psicologia do trânsito do Programa de Mestrado em Psicologia e nas experiências com as crianças adquiridas ao longo dos 10 anos do projeto Ciranda do Trânsito, ambos da UFPR.
“São escassos, ou até inexistentes, os materiais que apresentem o conteúdo de segurança para crianças no trânsito com uma linguagem clara e que possa incluir grande parte da população, além disso, que seja de ampla e fácil distribuição, como o material apresentado”, explica Alessandra Sant´Anna Bianchi, uma das responsáveis pelo projeto.
Este material foi desenvolvido como atividade da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2018 e teve patrocínio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) e apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e de várias secretarias municipais de saúde.
As cartilhas já foram distribuídas em maternidades de diversos municípios do estado Paraná e em postos de saúde quando as gestantes comparecem para acompanhamento pré-natal.
Projeto Ciranda
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória a inserção da educação de trânsito dentro da sala de aula, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. No entanto, na prática ainda são poucos os recursos para instrumentalizar o corpo docente e discente das escolas.
Por esse motivo foi criado o Projeto Ciranda no Trânsito, que é um projeto de extensão universitária que visa promover, entre crianças de educação infantil e primeiro ciclo do ensino básico, o desenvolvimento de conceitos fundamentais a todos os cidadãos, sobre segurança e saúde no trânsito.
A UFPR, através do curso de Psicologia, vai até as escolas e realiza atividades com crianças de até 10 anos abordando temáticas como: a importância de cada um no trânsito, comportamento de pedestres, ciclistas e passageiros de automóveis.