Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Álcool causa um quarto das 30.000 mortes nas estradas da UE


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O abuso de álcool causa cerca de um quarto das 30.000 mortes em acidentes de trânsito na União Europeia a cada ano, segundo relatório divulgado na sexta-feira pelo Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (OEDT). “Cerca de 30.000 pessoas morrem em acidentes de trânsito na UE a cada ano e o álcool, responsável aproximadamente por um quarto das mortes, continua sendo a principal substância que põe em risco as vidas nas estradas da Europa”, destacou a OEDT, cuja sede fica em Lisboa.

Este relatório é fruto de um estudo realizado entre 2006 e 2011 em 13 países da UE. Cinquenta mil motoristas foram examinados aleatoriamente com análises para detectar rastros de 25 substâncias psicoativas, entre as quais drogas ilícitas, álcool e medicamentos. O estudo revelou que a maconha é a droga ilegal detectada com mais frequência, seguida da cocaína e das anfetaminas. No que diz respeito aos medicamentos, os mais comuns foram as benzodiazepinas, principal componente dos tranquilizantes.

Os autores do estudo estudaram em nove países, de 2006 a 2010, as causas de acidentes em que os motoristas ficaram gravemente feridos ou morreram. As análises realizadas nestes nove países, 24,4% dos motoristas feridos e 31,7% dos mortos testaram positivo para álcool. O percentual mais importante de motoristas mortos foi registrado em Portugal, enquanto a Bélgica tem o maior número de motoristas feridos.

Com informações da AFP

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *