O que é o licenciamento de veículos?


É um procedimento anual que se obtém, por meio de documento específico (CRLV), licença para um veículo trafegar nas vias públicas.


Para que serve o licenciamento?


O licenciamento mostra que o proprietário cumpriu com suas obrigações em relação ao uso de seu veículo, tais como: quitação de multas, IPVA e Seguro Obrigatório. Em alguns estados, é necessário também vistoriar o veículo para conferir se ele está em condições de trafegar em segurança e sem prejudicar o meio ambiente. Esta determinação, chamada de inspeção veicular, está no Código de Trânsito Brasileiro e deverá, no futuro, valer para todos os estados brasileiros.


Que veículos devem ser licenciados para trafegar nas vias públicas?


Os veículos automotores, elétricos, articulados, reboques ou semirreboques.


Antes de licenciar meu veículo sou obrigado a pagar as multas?


Sim, o licenciamento só é efetivado se todos os débitos do veículo estiverem quitados, o que engloba multas, IPVA e Seguro Obrigatório.


Como licenciar o carro que tem multas?


Você deve se dirigir ao Detran (se você mora na capital) ou ao Ciretran (se você mora no interior) com o comprovante da multa paga. No ato do licenciamento, apresente o comprovante do pagamento da multa. Dessa forma o seu veículo poderá ser licenciado normalmente. Caso tenha perdido o comprovante, vá ao órgão que o autuou e peça uma Certidão de Quitação de Multa. Leve esta certidão quando você fizer o licenciamento do carro.


Que documento comprova o licenciamento do veículo?


É o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). O documento é de porte obrigatório (Resolução n.º. 205/07 do Contran).


Como eu faço para pagar o licenciamento depois do mês de vencimento?


O proprietário do veículo deve ir ao banco conveniado ao Detran que disponibilize o serviço de licenciamento eletrônico. Por esse sistema, não há necessidade de se ter nenhum formulário de recolhimento, apenas o número do Renavam. Após o pagamento da taxa de licenciamento, taxa de postagem e mais os débitos pendentes, o banco emitirá um único comprovante com todos os débitos pagos, com a devida autenticação digital. O documento que comprova o licenciamento será remetido para o endereço conforme o cadastro do Detran.


O que acontece se eu não licenciar meu veículo?


A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.


O que acontece se eu paguei o licenciamento, mas não estou portando o CRLV?


O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo) é o único documento, de porte obrigatório, referente ao veículo, que comprova o licenciamento anual. Devendo o condutor do veículo portar sempre o original. Se não estiver portando, o condutor receberá multa leve e três pontos na carteira de habilitação. O veículo será retido até a apresentação do documento (art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro).


Clique no link do seu estado e confira se você está em dia com o licenciamento do seu veículo:


Acre


Alagoas


Amazonas 


Bahia 


Ceará  


Distrito Federal 


Espírito Santo


Goiás


Maranhão


Mato Grosso


Mato Grosso do Sul 


Minas Gerais


Pará


Paraíba 


Paraná 


Pernambuco


Piauí 


Rio de Janeiro 


Rio Grande do Norte


Rio Grande do Sul 


Rondônia


Roraima 


Santa Catarina 


São Paulo


Sergipe


Tocantins