Publicado em 12 de janeiro, 2018 as 08h31.

Não basta estudar: como ser aprovado na prova teórica do Detran

Por

estudandoEm 2016, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) aprovou 60,37% dos candidatos a primeira habilitação na prova teórica. Em 2015, esse índice havia sido de 57,21%. No Distrito Federal, o Detran divulgou neste ano que o índice de reprovação no exame teórico foi de 33%.

A reprovação no exame ocorre, principalmente, pelo despreparo dos candidatos, pois muitos estudam sem entender o conteúdo e se preocupam em “decorar” as respostas. Além, é claro, do nervosismo na hora da prova, muitos alunos se sentem inseguros com um ou outro assunto, mas precisam entender que, para a prova teórica algumas dicas são importantes:

Aulas

Nos momentos que estiver em sala de aula, o futuro condutor deve prestar o máximo de atenção no instrutor, nos conteúdos apresentados e nos materiais didáticos utilizados. É importante anotar dicas, indicações de sites e materiais complementares. Antes da prova, o aluno deve tirar todas as dúvidas com o instrutor.

Resumos

Os resumos devem ser bem sucintos, pois transcrever trechos inteiros não vai adiantar. O que deve ser feito é escrever em poucas palavras o entendimento sobre o assunto.

Questões anteriores

Estudar exatamente as mesmas questões que já caíram não é para memorizar todas as respostas corretas, mas sim para se acostumar com o tipo de pergunta a ser cobrada na prova.

Simulados

Intercale exercícios sempre que estiver estudando, assim seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Além disso, testar seu conhecimento com erros e acertos é a melhor forma de fixar o conteúdo.

Provas

É importante fazer provas também, para garantir a aprovação. Isso lhe permite controlar o tempo de duração do exame. A internet é uma importante ferramenta de estudos. O aluno deve fazer provas simuladas e anotar eventuais dúvidas que surgirem para discutir em sala de aula.

Mapas mentais

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Mapas mentais são úteis não apenas para “decorar a matéria”, mas para registrar de forma inteligente e que permita revisões rápidas.

Se caso você não sabe onde encontrar todas essas ferramentas de estudo para garantir a sua aprovação no exame teórico, a Tecnodata Educacional, a maior empresa brasileira de materiais didáticos de educação para o trânsito, dispõe dessas e muitas outras opções para que você estude de forma correta. Clique aqui e conheça.

Sobre a 1ª habilitação

O processo de habilitação está dividido em algumas fases, a começar pela avaliação psicológica e o posterior exame médico para verificar a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental.

Passadas essas duas etapas, o candidato deve apresentar um certificado de conclusão de 45 horas/aula do curso teórico, emitido por um Centro de Formação de Condutores. Em seguida, é necessária a aprovação com 70% ou mais de acertos na prova teórica aplicada pelo Detran correspondente a região escolhida.

Além disso, o candidato precisa apresentar o certificado de conclusão de curso prático de direção, com a carga horária de acordo com a categoria escolhida e obter a aprovação no exame prático.