Publicado em 30 de janeiro, 2019 as 14h15.

Para o seu CFC: Planejamento de comunicação é essencial para o sucesso

Empresas de todos os portes vêm crescendo nas redes sociais, mas para isso é preciso utilizar as estratégias corretas

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planejamento-de-comunicacao_pixabayO planejamento é uma ferramenta valiosa para a gestão de qualquer negócio, pois depender do acaso pode ser um risco. Por isso, é essencial que toda empresa tenha um planejamento pré-estabelecido, inclusive um planejamento de comunicação por meio do qual é possível delimitar os meios efetivos de tornar os objetivos e metas em realidades. Afinal, planejar é uma maneira de potencializar resultados.

Rodrigo Carvalho, Mestre em Comunicação e Diretor da Carvalho Assessoria e Comunicação Estratégica, aponta que o planejamento de comunicação é essencial no desenvolvimento de estratégias para que no futuro a empresa esteja onde ela deseja.

“Não é possível deixar a empresa ao acaso e utilizar cada dia uma estratégia diferente na comunicação. É preciso planejar”,  orienta.

O especialista apresenta algumas dicas para um bom planejamento de comunicação:

Faça um bom diagnóstico

Para iniciar um planejamento, o primeiro passo é fazer um bom diagnóstico, afinal é preciso saber onde estão os erros e acertos da comunicação até aqui. Lembrando que o planejamento é sempre um ciclo, ou seja, após finalizado e implantado outro diagnóstico será realizado. Essa etapa é crucial, uma vez que, se o diagnóstico não estiver correto, todo o planejamento também não irá estar e não atingirá os objetivos.

Estabeleça objetivos e metas

É preciso saber onde se quer chegar. É importante criar objetivos reais e alcançáveis. As metas devem ser mensuráveis, por exemplo, ‘alcançar 1.000 seguidores no Instagram em três meses’. Essas metas devem ser claras e específicas.

Saiba qual público quer atingir

Tudo começa com o público a ser atingido. Cada público tem a sua particularidade, por isso, é preciso antes de elaborar o planejamento, saber para onde a comunicação será dirigida.

Trace uma estratégia eficiente

Definir uma estratégia para a comunicação é imprescindível. É preciso saber quais canais de comunicação utilizar e como utilizar. Cada meio precisa de um formato específico de acordo com o seu público. “É mais vantajoso, por exemplo, para uma empresa voltada para um público com mais idade, investir em um spot no rádio que em redes sociais. Conhecer o público é essencial para poder definir quais estratégias serão mais eficientes para a comunicação”, ressalta Rodrigo Carvalho.

Profissionalismo

Muitos empresários acreditam que conseguem fazer um planejamento de comunicação, até mesmo por muitas vezes ter uma micro ou pequena empresa. No entanto, Rodrigo Carvalho lembra que dessa maneira todo o trabalho fica amador.

“As ações de comunicação serão a primeira impressão que o público terá da empresa, se ela for amadora o público irá perceber e irá acreditar que se aquilo é amador, toda a empresa também é, afinal, como diz o ditado ‘a primeira impressão é a que fica’. Por isso, é importante que o planejamento de comunicação seja feito por profissionais”, alerta.

Um profissional da área irá saber definir o público e estratégias para cada canal de comunicação, a linguagem correta e fazer o diagnóstico corretamente.

Rodrigo Carvalho | Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru. Pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Há 10 anos é proprietário e Diretor da Carvalho Assessoria – prestação de serviços em Assessoria de Comunicação e Marketing Pessoal para diferentes segmentos. Autor do livro ‘Um Grande Sonho – Editora Paulinas’ e coautor do livro ‘Estudos sobre Comunicação Empresarial e Organizacional’ pela Editora Opção. Mentor de Startups. Facilitador de palestras sobre Assessoria de Imprensa, Oratória, Redes Sociais e outros diferentes temas da Comunicação, além de palestras motivacionais nas áreas de carreira, gestão e empreendedorismo. Biógrafo e Poeta.

Com informações da Assessoria de Imprensa