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Entenda o que um CFC precisa para atrair mais alunos


Por Tecnodata Educacional Publicado 18/04/2018 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h16
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cfc-de-sucessoTer um negócio não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se fala no ramo da educação. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs), por exemplo, se deparam com problemas como recessão da procura pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH), heterogeneidade do público, mudanças na Legislação, entre outros desafios. Pensando nisso, elaboramos um conjunto de dicas para que o seu CFC possa conseguir e manter cada vez mais alunos.

Propaganda boca a boca

Uma pesquisa realizada em 2016 pela agência digital Kryzalis com 218 autoescolas em todo o Brasil revelou que a principal forma de conseguir clientes nas autoescolas é por meio do boca a boca (88%), seguida da propaganda online (44,4%), campanha de indicação (33%) e a propaganda off-line (22%). Isso mostra que seus próprios alunos são a principal fonte para gerar novas receitas. Por isso, garanta a satisfação deles para que possam trazer novos alunos.

Equipe

Muitos proprietários de CFCs investem essencialmente em instalações, equipamentos, divulgação, entre outros, mas se esquecem que a principal ferramenta para atrair novos alunos e cativar os que já estudam no CFC são as pessoas, ou seja os colaboradores. Eles vão lidar diretamente com o público e, assim como a frase “uma boa empresa não precisa fazer propaganda” mostra o potencial que os funcionários podem representar para o seu negócio, ou seja, eles são a melhor propaganda que seu CFC pode oferecer. Seus funcionários são seus clientes internos.

Divulgação

Apesar do boca a boca e da propaganda interna dos seus colaboradores, é necessário investir, sim, em marketing. Você pode fazer uso do marketing direto, por meio de e-mail marketing, panfletos, telemarketing, entre outros, e investimento na publicidade como outdoor, Facebook, AdWords, rádio e TV. Além disso, publicação de conteúdo relevante para seu público garante maior visibilidade e credibilidade como blog, site, artigos. Brindes também são bem-vindos.

Atendimento

Quem não gosta de ser bem atendido? Sua equipe precisa estar alinhada para fazer o ambiente do seu CFC um excelente lugar para se estudar. Por isso, garanta que todos os alunos serão bem atendidos antes, durante e depois da matrícula.

Pesquisa de mercado

Ainda de acordo com a pesquisa “Autoescola: Pesquisa de mercado para as autoescolas”, realizada pela Kryzalis, 16,7% das autoescolas funcionam apenas até o terceiro ano. Isso, muitas vezes, pode estar associada a falta de planejamento e a ausência de pesquisa de mercado. Por exemplo, de acordo com o SEBRAE, a pesquisa de mercado serve para entender o perfil do cliente, perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos, analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços, dimensionar o mercado, identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

Localização

O local onde seu CFC está instalado é de crucial importância. Isso porque é necessário verificar se na região existe demanda, se existem concorrentes próximos, se o local possui estrutura (principalmente por funcionar a noite e finais de semana).

Material didático

O material didático, aliado aos conhecimentos passados pelos instrutores é o que garante a aprovação do aluno. Por isso, foco total na qualidade do ensino. Aluno satisfeito é aluno aprovado. Instrutor satisfeito é instrutor que tem, cada vez mais alunos. Escolha um material que contemple todas as atualizações de trânsito, que tenham conteúdo multimídia para estudo em casa, diagramação amigável e linguagem de fácil entendimento. Um exemplo de material são os desenvolvidos pela Tecnodata Educacional, uma editora especialista na produção de conteúdo de educação para o trânsito. CONFIRA AQUI.

Além de todas essas dicas, você também pode refletir sobre estes questionamentos:

  • O que eu estou fazendo de NOVO para me diferenciar dos concorrentes?

  • Como posso SUPERAR meu principal concorrente

O correto planejamento e uma boa gestão podem ser um grande diferencial para o seu CFC!

 

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