Mulher e moto: a invasão do sexo feminino num universo que era só dos homens
A mulher sempre foi tímida, temerosa, caseira, ligada ao trabalho doméstico, e num piscar de olhos, a partir da década de sessenta passa a invadir espaços nunca dantes navegados. Lança-se no mercado multidisciplinar, avança em todas as direções passando a concorrer sistematicamente com o homem.
De pouco tempo para cá invade o espaço das motocicletas, até então domínio absoluto do sexo masculino. Começa como carona e logo assume o guidom.
Discretas, sem exibicionismo, cautelosas, preocupadas com a segurança, conquistam o mercado de motocicletas. Hoje, estima-se que 25% da frota brasileira de motos sejam de domínio das mulheres.
E porque será que esse mercado cresce tanto?
Vários são os fatores:
- Prazer de pilotar
- Baixo custo
- Baixo consumo
- Manutenção de baixo custo
- Fácil estacionamento
- Proporciona lazer e trabalho
- Fácil mobilidade
Mas a mulher não ficou só na utilização convencional da moto. Partiu para motoboy, mototaxi, moto velocidade, MotoCross, rali, moto aventura, invadindo áreas que jamais entrou.
Curiosamente temos observado que o número de acidentes envolvendo o sexo feminino tem sido baixo e quase sempre sem muita gravidade. A gravidade torna-se predominante quando a mulher é passageira, sempre conduzida por homem, principalmente jovem.
Daí surgiu também novo mercado de moda. Roupas, capacetes, luvas, macacões, botas e todo um aparato sofisticado e específico para atender uma nova vaidade feminina. A demanda cresce, o mercado se agiganta. Tudo é usado de conformidade com a legislação. Cuidados na utilização dos equipamentos de segurança, na manutenção dos mesmos e do veículo.
Fatalidades são raras quando pilotando e se justifica tendo em vista um comportamento totalmente diferenciado em relação ao homem.
Principais diferenças na utilização da moto:
HOMEM MULHER
STATUS, PODER, CONQUISTA NECESSIDADE
EXIBICIONISTA HUMILDE
NEGLIGENTE, IMPRUDENTE PRUDENTE, SEGURA
SEM MEDO MEDO
NÃO CAUTELOSO CAUTELOSA
ESQUECE A SEGURANÇA SEGURA
ACIDENTES MÉDIOS E GRAVES ACIDENTES LEVES
COMPULSÃO PARA VELOCIDADE SEM COMPULSÃO
IMPACIENTE PACIENTE
CHEGA AO ESTRESSE RÁPIDO ESTRESSE EM LONGO PRAZO
AGRIDE NÃO AGRIDE
INTOLERANTE TOLERANTE
NÃO USA A DIREÇÃO DEFENSIVA USA DIREÇÃO DEFENSIVA
VELOZ SEM VELOCIDADE
USA DIREÇÃO OFENSIVA NÃO USA DIREÇÃO OFENSIVA
FAZ USO DE ÁLCOOL E DROGAS RARAMENTE USA
E vai por aí, múltiplos outros fatores diferenciais estão presentes.
Como explicar tudo isso?
O homem difere em muito da mulher desde o metabolismo, as alterações hormonais, agilidade, agitação, desequilíbrio comportamental, atos impensados, compulsividade, pressa, melhor orientação espacial, necessidade constante de impor condições e de se julgar o dono do mundo.
As diferenças estudadas por pesquisadores americanos foram justificadas por condições genéticas e a ação de estrogênios na mulher.
No sexo feminino há uma integração dos hemisférios cerebrais fazendo com que o hemisfério emotivo se conecte com o hemisfério analítico levando a atitudes mais elaboradas, mais seguras, conscientes, bem conduzidas, diferentemente do homem que têm como característica rapidez no raciocínio matemático e espacial.
As mulheres são melhores nas condutas, nas palavras, nas relações humanas, mais tranquilas e analíticas.
Estou convicto que por todos os motivos e justificativas apresentadas, entendo que sobre duas rodas, seja no lazer ou no trabalho, a mulher é mais consciente, segura, cônsul dos riscos, responsabilidade e tem melhor desempenho.