Publicado em 16 de outubro, 2018 as 15h58.

Homenagem Dia do Instrutor

Por Álvaro J. Pedroso.

Instrutor na sala
Foto: Vídeo institucional Tecnodata.

Aos 18 anos me tornei condutor habilitado, e neste ano estou completando 45 anos de Carteira Nacional de Habilitação. Justamente no ano em que o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 20 anos.

Pelo tempo decorrido fica fácil concluir que quando me habilitei as exigências para tal eram mínimas, apenas exame oftalmológico, uma avaliação psicológica super “manjada”, expressão da época, um teste de conhecimento de legislação, principalmente focado na sinalização e, finalmente, um exame prático com o seu próprio veículo, e com isto, você estava habilitado, praticamente para sempre, em que pese havia habilitações com validade de 20 anos.

Portanto, estávamos habilitados sem nenhum conhecimento, não tínhamos preparo algum, era basicamente tentativa e erro no trânsito – multas e risco de colisões. Por Deus sobrevivi até hoje, sem causar danos maiores a ninguém e nem a mim mesmo.

Confesso que só aprendi a dirigir corretamente, conforme a lei, há 20 anos, quando me tornei instrutor de trânsito, e, inclusive, atualmente habilitado na categoria E.

Por este motivo, é que sempre digo aos meus alunos na sala de aula para que aproveitem bem a oportunidade que o curso do Centro de Formação de Condutores (Autoescola) lhes proporciona, pois no passado não havia essa condição de aprendizagem, que hoje está disponível para todos.

Assim, todos que agora se iniciam como condutores, neste ambiente adverso que é trânsito atual, devem procurar aplicar tudo que aprenderam, não se importando com os outros, os quais em sua maioria, infelizmente, não se atentam à maneira correta de dirigir. Aquele que está bem preparado deve pensar sempre que sua vida vale mais que o tempo e que obedecer às regras e normas da legislação em vigor o fará chegar sempre ao seu destino com segurança.

Esta é a minha homenagem a todos os instrutores de trânsito no seu dia, comemorado em 16/10/2018!