Vendi meu veículo, o comprador não transferiu e ainda está cometendo multas em meu nome, o que eu posso fazer?
Situação desagradável por qual passamos é o recebimento de multas de trânsito de veículos que já vendemos, e que acreditávamos já terem sido transferidos pelos compradores. O comprador promete a transferência do veículo para o seu nome, contudo não transfere e ainda comete infrações que vem parar no nome do vendedor.
Como se pode evitar essa dor de cabeça?
Evitar é bastante simples, sempre que se for vender um veículo, no cartório, após a autenticação das assinaturas do comprador e vendedor no verso do DUT, peça uma cópia autenticada, depois é só ir ao CRVA da sua cidade, apresentar a cópia e pedir para realizar uma comunicação de venda em nome do comprador. Desta forma, a responsabilidade administrativa no DETRAN passa a ser do comprador, até que ele faça a transferência definitiva do veículo para seu próprio nome.
E para quem já está nessa situação?
Se o leitor já se encontra numa situação assim, não é motivo para desespero, o ideal é buscar o Poder Judiciário para anular as infrações cometidas pelo comprador, e obrigá-lo a transferir o veículo para seu próprio nome ou pagar uma multa diária até que transfira.
Meu carro foi revendido pela revenda, mas continua no meu nome, o que eu posso fazer?
Das grandes concessionárias até as pequenas revendas, ocorrem casos da venda de veículos de clientes à terceiros sem prévia transferência no DETRAN, onde os novos compradores acabam fazendo multas com os veículos ainda no nome dos clientes, podendo suspender suas habilitações por excesso de pontos. Nestes casos recomendo tentar um acordo com a revenda, dando um prazo para que faça a transferência do veiculo para o novo comprador, e pague eventuais multas de trânsito e/ou indenização caso tenha ocorrido a suspensão da habilitação do cliente por excesso de pontuação. Contudo, é de ficar atento ao direito de indenização pelo Código de Defesa do Consumidor aos clientes lesados nestes casos envolvendo revendas. Para evitar tamanha dor de cabeça recomendo que os proprietários transfiram os veículos para as revendas, nem que tenham que arcar com os custos, ao invés de deixar procuração para futura transferência.
Eu posso vender meu veículo ainda financiado?
Para se vender um veículo financiado primeiro temos que ter a anuência do Banco, assim transferimos o veículo e o financiamento para o comprador. Nos casos em que se vende o veículo sem o conhecimento do Banco, as partes assumem o risco do negócio. Isto significa que se o comprador eventualmente vier a cometer multas em nome do vendedor, este não poderá vir reclamar depois. Na prática muitas dessas vendas terminam com a busca e apreensão do veículo pelo Banco, pois o comprador promete que seguirá pagando as parcelas do financiamento, mas deixa de pagar com o tempo. O vendedor termina com o nome negativado, com a dívida junto ao Banco e sem o carro.
Então a revenda passou o carro para o cliente disse que ia passar para o nome de e ainda não passou e está vindo multas no nome da proprietária do veículo quero pedir a busca e apreensão do meu veículo
vendi meu carro datei no meu nome o recibo de compra e venda . o cara sumiu passou o carro pra outro e esta tomando um monte de multa o que eu faco ?
José
Você comunicou a venda junto ao Detran?
Equipe Portal
Eu vendi um carro financiamento ag fui tranferir está com broqueio judicial já fiz reconhecimento de firma eu vendedor e compramprado não ag o o carro tá no meu nome estou ferrada
Vendi o meu carro e reconheci firma com o comprador em 2019e agora chega uma intimação de colisão com outro carro da marca hailux a colisão foi depois de reconhecer firma no cartório o que faço pra sair dessa encrenca
José
Você fez a comunicação de venda junto ao Detran?
Equipe Portal
Fui no cartório com com o comprador foi autenticado o recibo para ele pagar a transferência em 2021 já estamos em 2023 ele não fez a transferência caiu a multa no meu nome como faço para resolver sendo que eu não tenho a cópia do recibo.
Tem 3 veículos circulando em meu nome . Não fizeram a transferência , tô cheia de dívidas .. oque devi fazer , se não sei o de estou os veículos?
Eu vendi meu carro pro rapaz ele estava com prestação ele diz que ia pagar ele e transferir pro nome dele mas não fez e está vindo multas pra meu nome ele não está pagando as prestações o que devo fazer
Boa noite!
Vendi meu carro com documentos atrasados e multa, agora descobri que tem mais de 40 multas no meu nome, quando vendi tinha 5 multas, posso fazer alguma coisa? Alguém pode me ajudar?
Renata
Você realizou a comunicação de venda deste veículo junto ao Detran?
Equipe Portal
Um advogado pode te ajudar sim. Mais ninguém.
Vendi meu carro pra um amigo ele não acabou de me pagar não transferiu e fez multa ,consigo ter meu carro de volta pela lei?
Helison
O melhor, nesse caso, é juntar toda a documentação que você tem e procurar um advogado especialista. Acredito que ele conseguirá te orientar sobre como proceder.
Equipe Portal
Vendi uma moto a 8 anos atrás o comprador não transferiu o documentação
Coloquei ele na justiça com o tempo me avistaram que tinha encerrado o processo, alegando que o endereço dele não era o que ele tinha me enviado. Até hoje chega multa no meu nome .não encontrei outros meio de ajuda todos sem sucesso.
Faça o bloqueio do veículo pelo Detran. Ele não poderá fazer mais nada. E se passar por blitz é pego. Vale lembrar que a multa caso ele faça ainda chega.
Olá como faço para bloquear um veículo que vendi e ainda está em meu nome
VENDI UM CARRO O COMPRADOR NÃO FEZ A TRANSFERÊNCIA E SUMIU, AGORA ESTOU RECEBENDO UM COMUNICADO PARA PAGAR O IPVA, O PARADEIRO DO COMPRADOR O QUE FAÇO.
Vendi minha moto para meu irmão e ele vendeu para terceiro e ele não me avisou e a pessoa está fazendo multas nela ele não conhece a pessoa e não sabe onde mora oque posso fazer?
Vendi um carro, até hoje a pessoa, não passou para o nome dele, e estou recebendo multas, como devo fazer?
Iracy
Você comunicou a venda do veículo junto ao Detran?
Equipe Portal
VENDI UM CARRO O COMPRADOR NÃO FEZ A TRANSFERÊNCIA E SUMIU, AGORA ESTOU RECEBENDO UM COMUNICADO PARA PAGAR O IPVA, O PARADEIRO DO COMPRADOR É IGUINORADO O QUE FAÇO.
Aristides
Reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Com base nessa análise, ele poderá te orientar.
Equipe Portal
Oi vendi a moto já tem um 8 anos e não passei o documento pro nome do comprador porém ele sumiu e só tá chegando multas em meu nome
Jacilene
Você não fez a comunicação de venda junto ao Detran?
Equipe Portal
Meu esposo vendeu uma moto mas antes que receber todas as parcela o comprador vendeu a moto d perdemos contato ,agora chegou multa pro meu esposo pois a moto continua em seu nome,oque ele faz agora,procura qual departamento que possa ajudar ele.
Prescizo muito de ajuda concelho em fim uma luz
Danieli
Ele comunicou a venda do veículo junto ao Detran?
Equipe Portal
Bom dia!
Vendi um carro há um tempo atrás, cometi o erro de não fazer a comunicação de venda e pra piorar perdi o contato da pessoa que comprou o carro.
Foi feito registro e assinatura do recibo de compra e venda em cartório. Estão sendo geradas multas e.nao consigo encontrar a pessoa que comprou.
O que eu posso fazer?
Me ajudem.por favor.
Nossa estou nessa mesma situação já não sei o que fazer …
Estou na mesma situação
Vendi meu. Arroz com procuração e o comprador não passou para o nome dele e revendeu o veículo com acordo de rodar até perder não pagou o IPVA desde 2016, o que posso fazer.
Sérgio
Reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Com base nessa análise, ele poderá te orientar.
Equipe Portal
Vendi uma moto a mais de 25 anos atrás e ela continua no meu nome não sei com que está agora como faz em caso assim ?
Se responder esse comentário, já me ajudaria muito, pois um familiar encontra-se nessa mesma situação.
Vendi minha moto, e iniciei o processo de transferência com o comprador mas não sabia que tinha que ir no Detran comunicar a venda, ele não transferiu dentro do prazo de 30 dias, foi parado em uma blitz e tomou multa por não ter CNH, descarga livre e não está com item obrigatório. Essas 3 multas veio tudo para o meu nome mesmo depois dele ter tirado a moto do pátio já transferindo para o nome dele, tenho chance de perder minha CNH por isso ? Oq devo fazer para não perder pontos na carteira mesmo ele pagando as multas ?
Bom neste caso como não foi feito o comunicado de venda, deve fazer, e correr para que ele feça a transferencia o quanto antes, sendo assim com comunicado de venda você não tem nada haver mais com o veiculo, multa sendo transferida para a pessoa que comprou, sobre os pontos, ambas as partes não perderia por o condutor não ter habilitação e se foi pego no ato para que a atuação seja no nome da pessoa que conduzia o veiculo.
A pessoa paga no cartório pra fazer o papel e tem que pagar no Detran também e qual o valor
Eu ,fui na agência de carros,e comprei um carro pra minha irmã,isso em 2007,e minha irmã não transferiu o carro pro nome dela,foi e devolveu o carro pra agência,e não me falou,e agora o Detran me comunicando q o carro tá no meu nome ainda e com multas… Queria poder bloquear o carro..
Vendi meu veículo e a pessoa não está pagando as parcelas quero dá busca apreensão no veículo.
Vendi um carro a 6 anos atrás, tudo de boca, dias depois o carro foi apreendido com drogas, tive q prestar depoimento pra esclarecer q não tinha envolvimento, o carro foi pra um pátio q nunca soube o paradeiro, porém continua chegando IPVA, não sei oq fazer pra poder tirar do meu nome, no Detran consta q o carro está em circulação.
Kesia
Sugiro que você reúna toda documentação que tem sobre o veículo e procure um advogado especialista na área. Analisando a documentação ele poderá te orientar sobre como proceder.
Equipe Portal
Vendi meu carro e assinei o recibo para o comprador mais a 2 anos não transferiu não fiz comunicação nenhuma e agora
Nereu
Sugiro que, em primeiro lugar, você entre em contato com o Detran de seu estado e veja como fazer, mesmo que agora, a comunicação de venda. Eles devem te orientar sobre como proceder.
Equipe Portal
Só fiz uma procuração mas o cara não transferiu o veículo e atraso o financiamento do veículo não fis uma declaração de compra e venda como posso reverter essa situação e eo poso ainda faser a declaração de compra e venda de veículo somente com o documento de procuração
Meu esposo vendeu uma moto a mais de 23 anos e ela continua no nome dele, detalhe o comprador não pagou nenhum documento, nesse período, descobrir ao abaixar o aplicativo CNH digital, entramos em contato com o dito, não sabe mais da moto passou pra terceiro. Como agir nessa, para tirar essa moto do nome sem ela?
Vendi para o ferro velho mas não dei baixa,arrumarão ele e venderão,agora não sei por onde anda o carro
O carro do meu irmão esta no meu nome estava falando pra ele já anos passar pro nome dele ele me enrola quando fui vê tem muita multa e IPVA a pagar passando pro nome será que consigo passar as multas tbm e IPVA um dia quero digirir será que vou poder ?
Isabele
As multas que já venceram administrativamente você não consegue mais passar para o condutor infrator. Há um prazo para isso. Talvez judicialmente você possa tentar reverter.
Equipe Portal
Vendi um carro a mais de vinte anos e nem sabia mais da existência dele, chegou uma citação judicial para que eu pague o pátio que o carro foi apreendido. O que fazer?
Paula
Você não fez a comunicação de venda à época?
Equipe Portal
gostaria de tirar uma dúvida, preciso abrir um processo contra um pessoa que só sei o 1° nome, ele comprou a minha antiga moto ha 4 anos e até o momento não transferiu e me bloqueou das redes sociais, tem uma multa em meu nome, não fizemos contrato porque ele retornaria em 30 dias e já se passou anos. Como devo fazer?
Mairla
Nesse caso, sugiro que entre em contato com um advogado especialista na área que poderá analisar a documentação que você tem e te passar orientações.
Equipe Portal
Meu marido comprou um carro em 2011 modelo 2012 no nome de sua irmã,porém bateu o carro e ele estava sem seguro é só tinha um mês de uso,pois era zerado, ficou no conserto por aproximadamente quase um ano, já que as peças eram importadas e demoravam para chegar, nesse período ele desistiu de consertar e achou um comprador que achou interessante continuar a consertar o carro, então minha cunhada assinou o recibo para o tal comprador e ele nunca tirou do nome dela, já tem quase 100.000 de multas e IPVA e o meu marido faleceu em 2017 e não sabemos como encontrar esse homem que está com o carro, mas agora ela arrumou um advogado quer que eu assine que o carro nunca foi dela e que ele só colocou no nome dela na ocasião, dizendo que eu estava com esse carro até 2014, sendo que ele foi vendido em 2012.o advogado dela disse que nada iria me prejudicar, mas eu não sei o que fazer, afinal ela deixou ele colocar no nome dela sem eu saber, será que se eu assinar esse papel eu vou ter que segurar esse problema já que eu sou a viúva do irmão dela?
Maria Izabel
Nesse caso, sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado para que ele possa te orientar melhor sobre como agir.
Equipe Portal
Boa tarde. Vendi o carro, fechei e reconheci o DUT, fiz COM VENDA. A pessoa que comprou nao transferiu e agora as multas estao chegando no meu nome. o que posso fazer pra resolver isso?
Andre
Você já entrou em contato com o Detran? O que eles alegam?
Equipe Portal
Alguém pode me ajudar!!!
meu pai comprou um carro e não colocou no nome dele, mais chegou a colocar esse carro no seguro, no nome dele, dps de alguns anos, ocorreu um acidente com a gente agora a pouco, resumindo, carro deu PT, o seguro já está certo pra pagar, mais falta o proprietário que era o antigo dono do carro, preencher um documento administrativo onde repassa o carro para a seguradora, pq como falei, o carro ainda está no nome dele, e ele não está querendo fazer isso, si recusou a assinar, oq faço? Qual departamento jurídico devo procurar?
Vendi uma moto de boca para passar pro nome só quando terminasse de pagar, foi pago tudo recentemente. A compradora andou com a moto por um ano (não tenho contrato que prove, apenas conversa de texto) e agora na hora de passar pro nome não está querendo pagar o licenciamento, nem a multa que ela levou e disse que se eu não aceitasse pagar a documentação ela queria devolver a moto e o dinheiro de volta. Ela consegue recorrer de alguma forma?