Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Violência no trânsito faz país gastar R$ 197 bilhões por ano


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/03/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Custo dos acidentesO custo representou 3,3% do PIB nacional de 2015.

A “guerra” no trânsito brasileiro já provoca perdas anuais da ordem de R$ 197 bilhões para o país. É o que aponta o estudo encomendado pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros. Em 2015, essa perda correspondeu a 3,3% do PIB nacional, revelou a coordenadora do CPES, Natália Oliveira, durante palestra no seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito” , realizado pela Fenacor, em Teresina (PI).

Segundo ela, a grande maioria das pessoas mortas está em idade ativa. Do total de óbitos, 75% das vítimas são homens e 25%, mulheres. Entre os homens mortos, 92% têm entre 18 e 64 anos. “Isso significa que essas pessoas deixam de produzir para o país e para suas famílias, em um efeito cascata que gera uma perda imensa”, assinalou a palestrante, para quem a lei do desmonte pode ajudar a minimizar esse grande problema para a sociedade brasileira.

Opinião semelhante foi manifestada no seminário pelo assessor da Seguradora Líder, Márcio Norton, que citou dados do seguro Dpvat que apontam dados alarmantes: a cada ano, mais de 50 mil pessoas morrem em acidentes no trânsito e cerca de 70 mil ficam feridas. “Precisamos acabar com essa guerra no trânsito”, conclamou.

Já o membro do Conselho Fiscal da Fenacor, Carlos Valle, frisou que a lei é importante para toda a sociedade e não apenas para o mercado de seguros e, por essa razão, deve ser apoiada por todos.

Segundo ele, mais de 500 mil veículos são roubados ou furtados no Brasil a cada ano, o que representa uma média de um carro levado pelos ladrões por minuto. Desse total, apenas 60% são recuperados.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *