Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Mortes no trânsito caem 5,4% nos primeiros quatro meses do ano


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/05/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Mortes no trânsitoMais homens morreram, na faixa etária entre 18 e 29 anos e o tipo de acidente que mais matou no Estado em 2016 foi colisão.

As mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 5,4% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Foram 108 óbitos a menos nos primeiros quatro meses de 2016, apesar do aumento de 2,7% de mortes no último mês de abril.

Os acidentes com vítimas também mostraram redução tanto no acumulado do ano quanto no mês de abril, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. Nos dois casos, a redução foi de 24% nas ocorrências com vítimas no Estado de São Paulo.

A intensificação das blitze da Lei Seca em todo o Estado, campanhas de conscientização e o início do trabalho nos 15 municípios conveniados ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito são os principais fatores que auxiliaram na redução dos índices de acidentes.

O Infosiga SP reúne dados sobre faixa etária, gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Também é possível, por meio das informações registradas nos boletins de ocorrência, identificar períodos do dia e da semana em que os acidentes com vítimas se concentram, além de ter o retrato dos índices no Estado e em todos os 645 municípios.

O relatório divulgado nesta quinta-feira (19) também aponta que, do total de mortes em acidentes de trânsito ocorridos em abril desse ano no Estado de São Paulo, 32% das vítimas estava em motocicletas e outros 23% eram pedestres. As vítimas fatais são, em sua maioria, homens (80%) e jovens (18 a 29 anos representam 26%). Colisões e atropelamentos continuam concentrando a maior parte dos óbitos (61%), assim como nos meses anteriores.

No acumulado do ano, o Infosiga SP mostra que as características de vítimas e acidentes continuam as mesmas: mais homens morreram (77%) na faixa etária entre 18 e 29 anos (25%); o tipo de acidente que mais matou no Estado em 2016 também foi colisão (36%), seguido de atropelamento (25%).

Convênios com municípios
Em fevereiro, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com os municípios de Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba, com o objetivo de implantar um programa piloto para investir em ações voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito.

O objetivo é que as iniciativas bem-sucedidas sirvam de modelo para outras cidades e possam ser replicadas. O repasse da primeira parcela dos R$ 10,5 milhões que serão investidos nos municípios já foi feito e as prefeituras, juntamente com o Governo, estão trabalhando para reduzir acidentes e, consequentemente, mortes.

Com informações do Portal do Governo do Estado

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *