Publicado em 29 de dezembro, 2016 as 08h30.

CET/SP lança cartilha para pedestres

Por Mariana Czerwonka.

Cartilha para pedestre
Foram dois meses de trabalho concentrado no conteúdo do guia, cuja tiragem é de 5 mil exemplares.

A Cartilha do Pedestre é uma publicação escrita pela CET em parceria com entidades afins à causa da mobilidade a pé, como os movimentos Cidade a Pé, Corrida Amiga, Pé de Igualdade e ANTP. Aborda, em 48 páginas coloridas, características e conceitos importantes para quem opta pelo caminhar como meio de transporte, passando dicas de segurança e conforto nas andanças pela cidade de São Paulo.

“A cartilha apresenta o pedestre como parte do cenário urbano. Para que o caminhar se dê em condições satisfatórias, é fundamental haver uma rede de circulação onde os deslocamentos se interliguem através de calçadas, travessias, passarelas e escadas, sem esquecer da integração com terminais e pontos de transporte coletivo”, explica Rosemeiry Leite, gestora que atuou na equipe responsável pela concepção da Cartilha.
Neste grupo participaram, ainda, membros da câmara temática de Mobilidade a Pé do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) e técnicos de diversas gerências da CET. Foram dois meses de trabalho concentrado no conteúdo do guia, cuja tiragem é de 5 mil exemplares. Sua linguagem é minimamente técnica, mais didática, enquanto o visual assemelha-se em muito à Cartilha do Ciclista.

Além de mostrar quem é o pedestre e suas necessidades no compartilhamento do sistema viário, a publicação difunde os benefícios de andar a pé e ensina o leitor, dentre outras lições, a como auxiliar pedestres com deficiência visual ou mobilidade reduzida. Recursos existentes na malha paulistana como as faixas de segurança elevadas, diagonais, o passeio verde e os parklets são explanados.

Leia a cartilha aqui ou faça download da versão em PDF.

As informações são da CET/SP

No tópico: Segurança