Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motoristas de trios precisam passar por capacitação para trabalhar no Carnaval


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/01/2016 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Carnaval“É importante que esses profissionais dominem as regras de segurança no trânsito, para conduzir o caminhão da alegria com responsabilidade”, diz o Diretor-geral do Detran/BA.

O curso de capacitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para os condutores de trios elétricos e carros de apoio, que vão trabalhar no Carnaval de Salvador, começou nesta sexta-feira (29), na sede do órgão, na Avenida ACM, e prossegue nos dias 1° e 3 de fevereiro. Cerca de 300 motoristas devem participar de aulas sobre legislação, direção defensiva e combate ao estresse. Este ano, o Detran firmou uma parceria com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), que promoverá palestras sobre o perigo com fios elétricos nos circuitos da festa e ações preventivas.

“Os motoristas de trios conduzem o nosso patrimônio cultural, traduzido nos artistas e foliões que fazem o sucesso da festa. Por isso, é importante que esses profissionais dominem as regras de segurança no trânsito, para conduzir o caminhão da alegria com responsabilidade”, disse o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.

Gustavo de Oliveira Santos, 30 anos, vai dirigir um trio independente e demonstrou preocupação com os foliões que ingerem muita bebida alcoólica. “Ano passado, um rapaz deitou embaixo do trio e, se eu não fosse avisado, o pior poderia ter acontecido. Outra situação muito frequente é gente pendurada no trio em movimento. A atenção deve ser redobrada porque os riscos de acidentes são muito altos durante o Carnaval”.

O instrutor Alden José da Silva alerta que nenhum condutor poderá trafegar pelos circuitos do Carnaval sem a certificação do Detran. “Emitimos uma credencial que dá acesso à festa. O motorista só recebe o documento se passar pelo curso obrigatório”, explicou.

O Detran é responsável também pela vistoria dos trios elétricos e carros de apoio. A ação está sendo realizada no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, até o dia 4 de fevereiro, onde são avaliados nos veículos os sistemas elétrico, mecânico, estrutural, de freios e contra incêndio, além do estado dos pneus e o funcionamento dos geradores.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *