Publicado em 10 de setembro, 2016 as 08h23.

Marco Regulatório pode diminuir acidentes de caminhões

Por Mariana Czerwonka.

Transporte de cargas
O Marco pretende regulamentar o transporte de cargas no Brasil.

A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) faz parte do grupo que está discutindo propostas para um Marco Regulatório do Trânsito, que pretende, entre outras coisas, regulamentar o transporte rodoviário de cargas no Brasil. O marco está sendo discutindo em Brasília e para escrevê-lo foram feitas várias audiências com a participação de representantes de diversos setores envolvidos. Para Yared, o acidente de trânsito já pode ser considerado questão de saúde pública.

“Acidentes com caminhões demonstram a fragilidade do nosso sistema de trânsito. Precisamos de estradas com mais sinalização, principalmente nas áreas de risco de acidentes e mais pontos de descanso para caminhoneiros “, respondeu a deputada federal Christiane Yared(PR).

Yared  disse que é preciso um pacto nacional para resolvermos a situação das estradas brasileiras.

“Eu venho trabalhando para que o Código Brasileiro de Trânsito seja atualizado mas só punições mais severas não bastam. É preciso o envolvimento de toda a sociedade . Além de conscientizar, é preciso um marco regulatório que ofereçam condições mais seguras de trânsito aos motoristas e, acima de tudo, mais tranquilidade para quem viaja. Não se pode fechar os olhos a tantas mortes e riscos que acontecem todos os dias nas estradas brasileiras. São 54 bilhões  gastos e milhares de vidas perdidas”.

O Marco Regulatório também discute outros temas como: estado de conservação de rodovias, cobrança de pedágios e exame toxicológico.

Com informações da Agência Câmara e Assessoria de Imprensa