Publicado em 22 de setembro, 2018 as 08h27.

ONU e associação de empresas estimulam uso do transporte público no Dia Mundial Sem Carro

A campanha publicitária é assinada pela NTU, em parceria com duas agências das Nações Unidas – a ONU Meio Ambiente e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) -, e reforça o vínculo do transporte coletivo com pedestres e ciclistas

Por Assessoria de Imprensa.

Dia sem Carro
Deixar o carro em casa e experimentar o transporte público pode ser um desafio para quem utiliza o automóvel no dia a dia. Foto: Arquivo Tecnodata.

Deixar o carro em casa e experimentar o transporte público pode ser um desafio para quem utiliza o automóvel no dia a dia, mas esse é o convite da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) para o próximo sábado (22), Dia Mundial Sem Carro.

Pela primeira vez, o setor de transporte coletivo urbano se une para realizar uma campanha nacional visando estimular alternativas para quem prefere o carro nos deslocamentos diários, apesar dos congestionamentos e da alta do preço dos combustíveis.

A campanha publicitária é assinada pela NTU, em parceria com duas agências das Nações Unidas – a ONU Meio Ambiente e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) -, e reforça o vínculo do transporte coletivo com pedestres e ciclistas.

“Nossa campanha quer mostrar que o ônibus é o modo ideal para quem quer se deslocar por distâncias maiores de modo mais saudável, mais sustentável ambientalmente e mais seguro no trânsito”, destaca o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

“O ônibus é o grande meio de locomoção da população brasileira, responsável por levar 86,3% dos passageiros que usam o transporte público em todo o país”, diz Cunha.

Apesar da sua importância, o transporte público vem perdendo demanda nos últimos anos, devido à crise econômica e ao crescimento do transporte individual; somente no ano passado, a redução foi de 3,6 milhões de passageiros ao dia em todo o país.

As peças da campanha publicitária foram criadas e disponibilizadas para as 497 empresas associadas e 75 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) da NTU, que assim podem compartilhar e replicar a campanha em cada cidade, reforçando a iniciativa em âmbito nacional.

O material publicitário inclui busdoor, cartaz e postagens para mídias sociais.

Dia Mundial Sem Carro

Criado na França em 1997, o Dia Mundial sem Carro começou a ser comemorado no Brasil em 2003, com foco no ciclo-ativismo e na mobilidade ativa. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.

O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem usar o automóvel.

O envolvimento da OPAS/OMS e da ONU Meio Ambiente ocorre, especialmente, em função dos impactos negativos para a saúde e o meio ambiente decorrentes do uso excessivo dos carros.

Segundo a OMS, os acidentes de trânsito são a oitava maior causa de morte no mundo (entre todas as faixas etárias) e a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Além disso, mais de 80% dos habitantes das cidades estão expostos a níveis de poluição que excedem os níveis recomendados pela OMS.

Já a ONU Meio Ambiente lembra que a poluição do ar é responsável por cerca de 7 milhões de mortes por ano, ou uma em cada nove mortes prematuras registradas globalmente. Muitos poluentes também afetam o clima, por isso, reduzir a poluição é uma forma de salvar vidas e frear os efeitos das mudanças do clima.

As informações são da ONUBR- Nações Unidas