Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ônibus que passa por “cima” dos congestionamentos é testado na China


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/08/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução Youtube, canal CCTVFoto: Reprodução Youtube, canal CCTV

A China já começou os testes com o primeiro modelo de veículo futurista que, apesar de não passar dos 60 km/h, tem a vantagem de nunca ficar parado em congestionamentos.

Por enquanto, o “ônibus” está circulando em uma faixa de rua previamente modificada para os testes. O veículo, que mais se assemelha a uma espécie de bonde, passa por cima dos carros como se fosse um túnel móvel se deslocando sobre os trilhos.

Melhoria no transporte de massa

O objetivo é aumentar a fluidez do transporte coletivo de passageiros e, ao mesmo tempo, não atrapalhar o trânsito. A novidade, batizada de “Transit Elevated Bus” – ou simplesmente TEB – foi desenvolvida para transportar confortavelmente 300 passageiros. Ele conta com 20 metros de comprimento, e 7 metros de largura. Sua altura (4,8 metros) permite que ele ande por cima dos carros.

A China é o país mais populoso do mundo, conhecida pelos grandes congestionamentos em suas principais cidades como Pequim e Xangai.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *