Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Tecnologias melhoram experiência e garantem segurança de motoristas e pedestres


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/06/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Tecnologia no celularDialogando é um canal que estimula o uso consciente das tecnologias, com dicas de especialistas e conteúdo diferenciado sobre este e outros temas. Foto: Arquivo.

Na sociedade conectada, o uso das tecnologias móveis no trânsito é cada vez mais comum. Aplicativos sugerem os melhores roteiros, alertam os motoristas sobre congestionamentos ou acidentes, localizam postos de combustível e oferecem opções de música por streaming. Para facilitar a vida dos usuários, operadoras como a Vivo oferecem tecnologias destinadas a melhorar a experiência no trânsito, com ferramentas de segurança para que o motorista possa utilizar seus aparelhos móveis da melhor forma, sem atender ligações, trocar mensagens ou se distrair na direção, mas permanecendo conectado. Esse também é o principal tema do período no portal o dialogando.com.br, iniciativa da Vivo para a oferecer informações sobre o bom uso das tecnologias.

Um serviço para manter o motorista focado no trânsito sem atender ligações, por exemplo, é oferecido pelo Vivo Sounds. O aplicativo permite que o usuário substitua o tradicional som de espera de chamadas por músicas de sua preferência e tem como diferencial a funcionalidade “Dirigir”, com sensor automático de movimento. A função é ativada sempre que o veículo estiver em deslocamento, avisando os contatos de que aquele número está impossibilitado de receber chamadas porque a pessoa está dirigindo. A funcionalidade é gratuita para clientes da operadora.

Esse exemplo de tecnologia é uma das iniciativas abordadas pelo Dialogando durante o Maio Amarelo, quando a Vivo, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, busca conscientizar a sociedade sobre a importância do bom uso das tecnologias no trânsito.

“Nossa intenção é levar o cidadão a refletir sobre o comportamento que ele tem no trânsito e o que pode fazer para tornar sua condução mais segura”, explica Joanes Ribas, responsável pela área de Sustentabilidade da Vivo.

A diretora ainda comenta que a atenção do portal Dialogando com a temática Maio Amarelo segue a proposta de trazer à população conteúdos para reflexão sobre hábitos mais saudáveis no dia a dia conectado. Além da temática trânsito, o portal também traz especialistas em diferentes assuntos, como jogos, informática, educação, psicologia, sexualidade, dentre outros. “É um compromisso que temos com a construção de uma rede cada vez mais segura e consciente”, completa.

Melhor experiência

Entre os apps voltados para melhorar a experiência do usuário no trânsito está também o Studio+, que disponibiliza séries curtas e originais com episódios na medida para smartphones. O aplicativo, que tem a opção de download para visualização off-line, é ideal para quem se desloca de ônibus ou metrô. Já o Vivo Música by Napster, app de streaming, também reformula seu layout na opção “car” para que o motorista possa ouvir as músicas sem se distrair com o app.

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. A Vivo é parceira do Observatório Nacional de Segurança Viária, líder desta ação no Brasil, por promover ações de conscientização na busca pela redução de acidentes. Entre elas está o Dialogando, canal que estimula o uso consciente das tecnologias, com dicas de especialistas e conteúdo diferenciado sobre este e outros temas.

As informações são da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *