Publicado em 03 de dezembro, 2016 as 08h16.

SP tem queda de 6% em mortes no trânsito entre janeiro e outubro

Infosiga também registrou queda de 9% nos óbitos em outubro de 2016, comparado ao mesmo mês de 2015

Por Mariana Czerwonka.

Mortes em São Paulo
Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em outubro de 2016, 80% eram pessoas do sexo masculino.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulgou por meio do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a queda de 6% em relação às mortes registradas em todo o Estado no acumulado de janeiro a outubro de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. No total, 293 vidas foram salvas.

Na comparação de outubro de 2016 com o mesmo mês do ano passado, foi registrada queda de 9% no número de mortes de acidentes de trânsito. Com relação aos acidentes com vítimas, houve queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015. Foram 161.334 ocorrências contra 206.142, representando 44.808 acidentes a menos.

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em outubro de 2016, 80% eram pessoas do sexo masculino, 15% eram jovens de 18 a 24 anos, 35% foram provocados por colisões e 25% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas era de motociclistas (33%) e pedestres (25%).

Sobre o Infosiga

O Sistema de Informações é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado. O levantamento refere-se sempre ao mês anterior e apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. A publicação está disponível no site do Infosiga SP.

Um dos destaques que vem contribuindo para essa redução de acidentes e óbitos no trânsito no Estado de São Paulo é o trabalho realizado em 15 municípios conveniados, em que foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestrutura, campanhas educativas no trânsito e fiscalização, entre outras ações.

Considerando apenas essas cidades, houve uma queda de 16% no número de óbitos, o que representa um total de 70 mortes a menos de um ano para o outro. Na comparação de 2016 com o mesmo mês do ano passado, registrou-se uma diminuição de 18% no número de mortes.

Convênio com municípios

Em fevereiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios – Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba – de repasse de recursos para investimento em ações de educação, fiscalização e melhora na sinalização de trânsito. No total, o Governo do Estado vai investir R$ 10,5 milhões.

Os municípios foram escolhidos considerando os critérios de faixa populacional, taxa de óbitos por 100 mil habitantes e média superior a 15 óbitos por ano. Para isso, foram realizadas visitas de diagnóstico e elaborados planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização.

As informações são do Portal do Governo do Estado

No tópico: Estatísticas

Tags: , , .