Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Situações de perigo no trânsito podem ser evitadas. Saiba como


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/03/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Perigo no trânsitoMesmo os condutores mais experientes e cuidadosos são expostos a situações perigosas.

Mesmo os condutores mais experientes e cuidadosos são expostos a situações perigosas. O condutor precisa estar qualificado para sair do perigo e ter habilidade para reagir rápida e corretamente. “Com a utilização de técnicas de Direção ou Pilotagem Defensiva hoje podemos evitar acidentes que antes eram considerados inevitáveis”, alerta Celso Alves Mariano, especialista em trânsito.

O especialista elaborou um guia com dicas de como dirigir com segurança em situações adversas.

Revisão mental

Antes de sair de casa o condutor deve fazer uma breve revisão e certificar-se de que está tudo bem com o veículo, com os passageiros e consigo mesmo. Deve também criar um ambiente tranquilo dentro do automóvel, evitando assuntos polêmicos e discussões, sem permitir que os passageiros desviem sua atenção.

Atenção

Dirigir é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. Qualquer displicência ou distração pode ser a causa de acidentes. O ato de dirigir exige do condutor atenção constante aos múltiplos fatores que vão se apresentando durante o trajeto tais como: a sinalização, o comportamentos dos demais condutores, de pedestres, ciclistas e veículos não motorizados e as prováveis condições adversas.

Previsão

A previsão ocorre simultaneamente com a atenção. Enquanto o condutor observa tudo com atenção, seu cérebro prevê e antecipa possíveis acontecimentos, agindo prontamente, sem ser tomado de surpresa.

Posição ao dirigir

Sentar-se de maneira correta ao volante é uma das premissas da direção segura. A perna esquerda esticada tem que acionar todo o curso do pedal da embreagem. O punho deve tocar o ponto mais alto do volante; automaticamente os braços ficarão arqueados, formando ângulo um pouco menor que 90 graus com os antebraços.

A fita superior do cinto de segurança deve passar no meio do ombro. Por fim, a altura do apoio de cabeça deve ser ajustada no mesmo nível dos olhos.

Retrovisores

O retrovisor é um acessório utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. Muitos acidentes são causados devido aos pontos cegos dos veículos.  Para evitar esses pontos, normalmente os veículos possuem três espelhos retrovisores: o espelho central, que garante visibilidade traseira durante a condução e os laterais, que tem como função ajudar o condutor a enxergar fora de sua visão periférica.

O ajuste do espelho central deve ser feito somente após a regulagem do banco do motorista e sua imagem deve cobrir a maior parte do vidro traseiro.

Já para os espelhos retrovisores laterais, o ajuste deve ser feito com mais cautela. É aconselhável utilizar a maior parte do espelho para refletir a imagem lateral traseira do veículo ou o mínimo possível da lataria.

Condições Adversas

Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. O condutor deve se capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, adotando os procedimentos adequados para cada uma delas.

Velocidade adequada

A velocidade máxima permitida nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo seja compatível com todos os elementos do trânsito, principalmente às condições adversas. A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. Em alta velocidade, muitas vezes não há tempo suficiente para evitar um acidente.

Distância de segurança

Distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Esse espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade.

Respeito às leis

Respeitar a sinalização e as leis de trânsito é essencial para manter a segurança do trânsito. Por mais que não concorde com as normas estabelecidas, é dever do cidadão obedecê-las.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *