Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Semáforo inteligente auxilia idosos na hora de atravessar a rua


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Semáforo para idososA Prefeitura de Curitiba está instalando na capital um moderno sistema para auxiliar idosos ou pessoas com mobilidade reduzida ao atravessar uma via. O equipamento funciona através de um botão especial junto ao semáforo, que é acionado pelo usuário que possui o cartão especial da URBS (Urbanização de Curitiba S/A). Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá de por mais alguns segundos além do programado- de 20% a 30% a mais do que o tempo de um semáforo normal.

O primeiro “semáforo inteligente” foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho, no Centro de Curitiba, e começa a funcionar hoje. No ano passado, uma tecnologia similar foi testada no bairro Alto da Glória e, com a aprovação do sistema, a Prefeitura iniciou processo de concorrência pública para contratar o serviço.

A Prefeitura de Curitiba realizou, há dois anos, uma pesquisa inédita com 400 pedestres idosos em vários cruzamentos do centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é reduzir as fatalidades no trânsito da capital paranaense, principalmente com idosos, as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres na cidade segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes de trânsito com mortes em Curitiba.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *