Publicado em 28 de janeiro, 2013 as 12h15.

Romênia usa cães que atravessam na faixa de pedestres em campanha

Por Mariana Czerwonka.

Vídeo mostra animais atravessando a rua com segurança. País tenta reduzir número de mortes de pedestres

Cachorros de rua que atravessam os cruzamentos pela faixa de pedestres têm sido usados pela polícia da Romênia em uma nova campanha de segurança para incentivar os pedestres a serem mais cuidadosos ao andar na rua.

“Se eles podem fazer, todos podem – atravesse na faixa de pedestres”, diz o anúncio veiculado na TV local mostrando diversos cães atravessando a rua na faixa zebrada.

“Eles nos passam uma mensagem extraordinária mostrando que os animais podem respeitar importantes regras de segurança”, afirmou a chefe da polícia de trânsito da Romênia, Lucian Dinita.

Apenas no ano passado, 360 pessoas morreram no país por irregularidades cometidas enquanto pedestres. Mais de 1,2 mil pessoas ficaram feridas em situações semelhantes.

“Esses cães não tiveram educação de trânsito, mas instintivamente percebem que é mais seguro atravessar na faixa”, afirma Semida Duriga, diretora da agência que criou a campanha.

Cerca de 40 mil cães vivem nas ruas de Bucareste, segundo grupos de defesa dos animais.

Os números começaram a aumentar na década de 1980. Mesmo com uma grande campanha de eutanásia dos animais realizada ente 2001 e 2007, os cães de rua permaneceram como parte da vida diária na Romênia. Muitos são alimentados e vacinados por grupos de defesa dos animais.

Fonte: Globo.com