Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Sudeste é a região com o maior índice de vítimas de trânsito


Por Talita Inaba Publicado 16/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De acordo com o Boletim estatístico do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), no primeiro trimestre de 2015, a região Sudeste concentrou a maior incidência dos acidentes com vítimas fatais (36%), com maior participação dos automóveis (50%). A frota de automóveis da região Sudeste representa 55% da frota nacional dessa categoria e a região concentra 49% do total de veículos do Brasil cobertos pelo Seguro DPVAT.

A região Nordeste concentrou a segunda maior incidência (29%), porém com maior participação das motocicletas, que representaram 62% das indenizações por morte na região. O Nordeste concentra apenas 17% do total de veículos do país, sendo que a sua frota de motocicletas representa 27% da frota de motocicletas do País e 44% do total de veículos da região. A região Norte concentrou 9% das indenizações por morte no período analisado, sendo que 61% foram por acidentes fatais envolvendo motocicletas. A região concentra apenas 9% da frota nacional de motocicletas, porém essa categoria representa 49% do total de veículos da região.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) revela alguns dados referentes aos acidentes:

– 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições;

– 60% dos acidentes ocorrem durante o dia;

– 67 % dos acidentes ocorrem em pistas secas;

– 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.

Outros dados importantes da organização sobre os tipos de acidentes são:

– 25% são colisões traseiras;

– 18% ocorrem em saídas de pistas;

– 12% colisão lateral no mesmo sentido (mudança de faixa);

– 9% choque com algum objeto fixo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *