Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

A importância de transitar com uma velocidade segura para a via


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/04/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A importância da velocidade seguraNão é somente o excesso de velocidade que pode tornar-se uma condição adversa e colocar em risco a segurança no trânsito. Outras condições, além do limite estabelecido para a via, devem ser levadas em consideração para se chegar a uma velocidade compatível com o cenário do local onde se transita. “O tipo de piso, as condições climáticas, quantidade e posição de pedestres, motociclistas, caminhões e elementos do trânsito, tudo isso deve ser levado em consideração para se chegar numa velocidade segura”, afirma Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

Trafegar com velocidade segura consiste em um dos melhores métodos para evitar acidentes.  A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. “Nessas situações, muitas vezes não há tempo suficiente para se evitar uma tragédia”, alerta Mariano.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece um limite de velocidade para cada tipo de via, mas é importante prestar atenção na sinalização. “O bom senso manda que a velocidade do veículo seja compatível com todos os elementos do trânsito, principalmente às condições adversas”, explica o especialista.

De acordo com o Artigo 43 do CTB, a velocidade segura consiste em dirigir sem atrapalhar ao fluxo quando condutores se encontram em vias de grande movimento.

Trafegar com segurança não implica dizer que se permite acelerar. “Mesmo que não existam fatores adversos, o condutor nunca deve exceder a velocidade máxima permitida”, aponta Mariano. Quando o motorista excede os limites de velocidade, além de colocar em risco a segurança de si próprio e dos demais usuários da via, pode receber multas e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *