Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 erros no trânsito que podem valer uma vida


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Erros dos motoristasO Portal do Trânsito selecionou alguns erros de motoristas, que podem colocar a segurança no trânsito em risco. Veja a maneira correta de proceder em cada caso.

Não respeitar os pedestres

A faixa de pedestre deveria ser o lugar mais seguro para esse usuário, porém nem todos os motoristas respeitam essa preferência. Na proximidade de pedestres, o condutor deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Mesmo com sinal favorável, o motorista deve aguardar que os pedestres concluam travessias já iniciadas. Lembre-se que crianças, idosos e deficientes físicos são mais frágeis e precisam de mais tempo para atravessar as vias.

Ignorar os limites de velocidade

O motorista deve sempre observar a sinalização da via para verificar o limite de velocidade permitido, porém a velocidade máxima permitida nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo seja compatível com todos os elementos do trânsito, principalmente às condições adversas. A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. Em alta velocidade, muitas vezes não há tempo suficiente para evitar o acidente.

Não guardar distância de segurança dos demais veículos

O motorista deve sempre manter uma distância segura dos demais veículos. Essa distância é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Esse espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade. Do ponto que o condutor decide frear até o momento em que aciona o freio, decorre um tempo, chamado tempo de reação, no qual o veículo percorre um espaço na velocidade em que estava. Se estiver perto demais do veículo da frente, não haverá espaço suficiente para evitar a colisão. Dirigir perto demais do veículo da frente é desafiar o perigo.

Ocupar mais de uma faixa

Transitar entre duas faixas, pode incentivar ações arriscadas de outros motoristas como ultrapassagens pela direita e mudanças bruscas de pista, com risco de colisões laterais. Em uma via com várias pistas, ocupe a da esquerda para realizar ultrapassagens e mantenha-se em uma velocidade segura, conforme as condições locais.

Má postura ao volante

A postura correta é fundamental para a segurança do motorista e pode influenciar no ato de dirigir. Ficar muito próximo do volante diminui o espaço para movimentos e aumenta o risco de lesões faciais, em caso de colisão, principalmente se o veículo tiver airbag. Já estar afastado demais do volante e com o cotovelo na janela, por exemplo, também é prejudicial, pois diminui o tempo de reação do motorista. A dica principal é que a coluna deve estar totalmente apoiada no banco, com os braços levemente flexionados. Além disso, o encosto de cabeça deve estar mais ou alto ou na mesma altura da cabeça, para que ela possa ser apoiada por completo. O cinto de segurança também deve ser bem colocado, apoiado no ombro e não em volta do pescoço. Em relação às pernas, é importante que elas estejam a uma distância considerável dos pedais para que os joelhos permaneçam sempre dobrados, posição mais segura em caso de batidas. O condutor nunca deve segurar na parte inferior do volante, nem na travessa central.

Não sinalizar manobras

Antes de qualquer manobra o condutor deve verificar as condições do trânsito à sua volta- certificando-se de não criar perigo para os demais usuários- posicionar-se corretamente na via e sinalizar suas intenções com antecedência. O problema é que muitos condutores esquecem essa última parte e deixam de utilizar a luz indicadora de direção, o famoso pisca-pisca. A sinalização de luzes no veículo é a maneira que o condutor tem para se comunicar com os demais usuários da via. Dessa forma é possível saber quem vai mudar de direção, ou de faixa na via, quem vai frear ou mesmo quem está com algum problema. Essa comunicação é muito importante, pois ao saber das intenções de outros condutores, é possível prever ações e seguramente evitar freadas bruscas, pequenas colisões e até mesmo grandes acidentes.

Transitar com pneus desgastados

Pneus desgastados podem comprometer a segurança do veículo. Em caso de frenagem, ou em curvas acentuadas há uma redução da superfície de contato e a aderência também é menor. Além disso, o consumo do veículo aumenta, a direção fica mais pesada, e numa curva mais fechada, existe a possibilidade do pneu sair do aro.

Não olhar os espelhos retrovisores

Antes de sair com o veículo é importante regular os espelhos retrovisores. Durante o trajeto é importante conferir o que se passa à esquerda e à direita, e atrás do veículo, através dos retrovisores, com especial atenção aos pontos cegos. Esse cuidado é muito importante, principalmente, para evitar colisões com motocicletas.

Usar o celular ou o GPS enquanto dirige

Manipular o celular ou o GPS enquanto está dirigindo irá distrair o motorista, desviando a atenção da via por vários segundos, aumentando consideravelmente o risco de acidente. Dirigir é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. O ato de dirigir exige do condutor atenção constante aos múltiplos fatores que vão se apresentando durante o trajeto. Estar atento significa ficar permanentemente alerta, em busca de todas as informações exigidas para uma direção segura.

Forçar a entrada em uma via preferencial

Ao entrar em uma via preferencial, você deve dar prioridade aos veículos que já transitam por ela. Espere uma oportunidade segura para entrar na via, analisando a posição, trajetória e velocidade dos demais veículos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *