Publicado em 14 de fevereiro, 2016 as 08h00.

EUA tratará carros autônomos como motoristas

Por Mariana Czerwonka.

Carro autônomo
Carro autônomo do Google.

Depois de muita insistência, o Google conseguiu convencer o o órgão do departamento de trânsito norte-americano –National Highway Traffic Safety Administration – de que os carros autônomos (inteligência artificial) devem ser tratados como motoristas. O NHTSA revelou em uma carta publicada nessa semana que as mesmas legislações aplicadas aos motoristas serão impostas aos carros autônomos. Basicamente, é como se o computador fosse o motorista do carro.

A regulamentação ainda é prévia, mas já pode auxiliar no aumento de carros autônomos nas ruas dos Estados Unidos. O carro não possui volante e pedais, o que obrigará a  NHTSA a fazer adaptações na legislação.

De acordo com o órgão, as regras aplicadas aos motoristas envolvendo volante e pedais não se aplicam a inteligência artificial que comanda o carro, já que essas peças não existem dentro do veículo.

A decisão de tratar os carros autônomos como motoristas é um grande avanço para a popularização da tecnologia. O Google não comentou sobre a decisão do órgão de regulamentação de trânsito.

 

No tópico: Tecnologia