Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conheça os sinais que indicam que os pneus do carro devem ser trocados


Por Talita Inaba Publicado 03/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 16h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitos motoristas descuidam com a manutenção do seu veículo. Muitas vezes, só quando acontece algum tipo de imprevisto é que eles vão procurar a solução. No entanto, a manutenção preventiva evita muitos desses imprevistos, principalmente quando se fala na troca de pneus. A melhor maneira de fazer a manutenção preventiva é seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, dentro dos prazos e quilometragem do manual do veículo.

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Pneus sem câmara são mais seguros, apesar de ainda existirem pneus equipados com a mesma.

Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm já são considerados carecas e seu uso não é recomendado, uma vez que:

– Podem provocar aquaplanagem, ou seja, fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem contato com a pista, para isso a banda de rodagem deve estar alta;

– A segurança em curvas e frenagens fica comprometida;

– Um pneu careca pode estourar a qualquer momento.

Sulcos são os frisos entre as bandas de rodagem dos pneus. Ela que indicam quando devem ser trocados. O limite pode ser observado com um indicador dentro do friso. Se esse indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, o automóvel pode ser multado, sendo que trafegar com o veículo em mau de estado de conservação, ou que não tenha feito a inspeção veicular obrigatória é uma infração grave, com multa de R$ 127, 69 , cinco pontos na carteira e retenção para a regularização.

Uma forma de medir a profundidade dos sulcos é colocar uma moeda de R$1,00  entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta é sinal de que a profundidade é suficiente. Caso contrário é hora de começar a procurar por novos pneus.

O motorista deve revisar a situação dos pneus no máximo a cada 10 mil quilômetros, conferindo sempre balanceamento, geometria e situação da suspensão.

O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme.

Cuidados com os pneus

– Devem ser calibrados regularmente, pois pressões incorretas causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo;

– É necessário fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. O balanceamento é o equilíbrio do conjunto de pneus e o alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão;

– O estepe deve sempre estar em perfeitas condições.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *