Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

App converte bom comportamento no trânsito por descontos e milhas


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/08/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

App de bom comportamento no trânsitoAplicativo estimula a direção defensiva de uma forma divertida trazendo economia com combustível e manutenção, reduzindo risco de acidentes, e os bons motoristas ainda podem ganhar descontos e milhas

Até hoje, só existem duas formas de combater acidentes de trânsito: multas e campanhas de conscientização. Entretanto, estas formas de combate podem esta sendo insuficientes, já que a  OMS (Organização Mundial de Saúde) considera os acidentes de trânsito uma das dez principais causas de mortes no mundo.

Para mudar este cenário, a Otomata, uma startup 100% brasileira, desenvolveu um aplicativo que transforma a experiência de dirigir em um programa de pontos onde bons motoristas podem ganhar descontos e milhas: O Trekken App.

Desde de seu lançamento, o Trekken App (Disponível no Google Play) vem mudando a forma como seus usuários dirigem. O aplicativo é 100% automático e não necessita de equipamento instalado no veículo para avaliar o desempenho do motorista; o Trekken inicia automaticamente quando o veículo está em movimento e utiliza os sensores embarcados no smartphone para analisar como o motorista dirige. Durante o trajeto, o Trekken é capaz de identificar comportamentos de risco, tais como, curvas fechadas, freadas bruscas, arrancadas, excesso de velocidade e informa se  condutor usou o celular durante o percurso. Ao final do trajeto, o motorista é avaliado com uma nota que vai de 0 a 10.

Não é apenas a nota que acaba estimulando o motorista a dirigir melhor, de uma forma divertida, as “broncas” sonoras acabam chamando a atenção do motorista quando ele comete uma “barbeiragem”, por exemplo, uma freada brusca ou uma curva fechada.

Para aumentar o engajamento dos motoristas com o aplicativo e a responsabilidade no trânsito, o módulo de Desafios do Trekken consiste em uma rede social que estimula a competição entre os amigos. Basta acessar a agenda do celular e convidar os amigos para instalar o aplicativo. Os motoristas além de poderem compartilhar sua posição no mapa entre os amigos, participam de uma competição que os classificam em um ranking, incentivando de forma saudável à responsabilidade no trânsito. Assim, quem estiver ganhando, pode enviar broncas para seus amigos barbeiros e, no final da brincadeira, o Trekken acaba sendo um game que pode acabar diminuindo o número de vítimas e de acidentes.

Além de ser um jogo divertido o Trekken pode trazer economia aos bons motoristas, por exemplo, um motorista que mantém uma nota 9.0, chega a economizar até 25%* com manutenção veicular e combustível. Mas a economia não é só com o veículo, os usuários acumulam TREKS, que são pontos que vão sendo acumulados para depois serem trocados por recompensas como passagens aéreas, diárias em hotéis, descontos em seguros, lojas, supermercados, restaurantes e muito mais. “Inicialmente queremos escutar os usuários para saber onde e como eles querem receber os benefícios, para depois associarmos com as empresas para criar o programa de pontos” afirma Rodrigo Saad, cofundador do Trekken. “Os benefícios vão muito além dos financeiros, estamos salvando vidas no trânsito e toda iniciativa é válida para isso, acredito que as empresas vão abraçar a causa” diz Breno Morais, outro cofundador.

O Trekken também está disponível na versão Frotas, onde frotistas podem monitorar e analisar sua frota de forma automática estimulando o comportamento responsável, o que acaba reduzindo imediatamente custos com manutenção e combustível para toda a sua frota, não importa o tamanho nem o tipo de veículo. Ainda reduz muito o risco de acidentes.

O Trekken App é gratuito e está disponível no Google Play

* 25% de economia para deslocamento de 40km na cidade em comparação com uma nota 5.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *