Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Nos EUA pedestres poderão ser multados por usarem celular


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/04/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Uso do celular por pedestres aumenta o risco no trânsito.Uso do celular por pedestres aumenta o risco no trânsito.

Um relatório recente realizado nos EUA mostra dados alarmantes sobre uso do telefone celular por pedestres e sua relação direta com o número de mortes por atropelamento nas cidades norte-americanas.

Segundo a pesquisa, nos últimos quatro anos houve um crescimento de 15% no número de mortes de pedestres distraídos porque estão olhando para o celular ao atravessar uma rua.

No estado norte-americano de Nova Jersey, esse hábito pode se tornar crime, passível de multa e até prisão, caso uma proposta de lei seja aprovada.

A ideia é da congressista Pamela Lampitt, que sugere uma multa de até US$ 50 ou 15 dias de prisão para quem for flagrado andando pelas ruas de Nova Jersey com as mãos ocupadas em um aparelho eletrônico. “Pedestres distraídos, assim como motoristas distraídos, representam um potencial perigo para si mesmos e outras pessoas nas ruas”, disse Pamela.

Segundo a congressista, cerca de 11 mil pessoas acabaram feridas em incidentes causados por distração nos EUA, entre 2000 e 2011. Além disso, o número de pedestres mortos aumentou de 11% para 15% do total de acidentes no trânsito entre 2005 e 2014, diz Pamela.

Propostas semelhantes já foram apresentadas em diversos outros estados americanos, como no Havaí, Arkansas, Illinois, Nevada e Nova York. Por enquanto, porém, não há data para que o projeto de lei de Nova Jersey seja discutido ou votado no Congresso local.

Com informações da Associated Press

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *