Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Nova regra: motociclistas podem abrir as viseiras quando parados


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Regras para viseiras

Uma mudança pequena, mas que fará toda a diferença para quem anda de moto. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) resolveu mudar as regras neste mês e agora os motociclistas podem levantar as viseiras dos capacetes enquanto a moto estiver parada, sem correr o risco de levar uma multa.

Publicada no dia 2 de outubro no Diário Oficial da União, a mudança estabelece que quando a moto estiver imobilizada na via, independentemente do motivo, a viseira poderá ser totalmente levantada, devendo ser imediatamente restabelecida a posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento.

Um alívio para o calor de Campo Grande. A prática, já adotada anteriormente para quem utiliza um capacete totalmente fechado, era considerada irregular e gerava multa caso vista por um agente de trânsito. Quando em movimento, o uso da viseira abaixada continua sendo obrigatório.

Os motociclistas comemoraram a evolução das regras. Abordado no trânsito, Manoela Figueira, de 22 anos, foi surpreendida com a viseira levantada no semáforo. “Agora pode? É bom porque a gente chega a ficar sem ar quando está muito quente como hoje”, opinou.

O mototaxista Sidney Magalhães diz que a mudança é boa, mas não é tão importante quanto outras que deveriam ser feitas. “Estou sabendo da mudança, é boa. Mas a regra anterior de não poder levantar a viseira era desnecessária”, comentou.

Para ele, é importante mudar outras regras, como a da multa para o condutor caso o passageiro do mototaxi esteja com a viseira levantada durante o percurso. “ A gente sempre avisa antes de começar a corrida que deve manter a viseira abaixada, mas muitos levantam e a multa sobra pra gente que trabalha com isso. Não temos como ficar cuidando da viseira do passageiro enquanto pilotamos”, observou.

Fonte: A Crítica

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *