Publicado em 05 de junho, 2017 as 08h20.

Portal do Trânsito traz dicas de segurança para os passageiros de motocicleta

Por Mariana Czerwonka.

Passageiro de moto
O passageiro pode e deve contribuir com a segurança. Foto: Arquivo Tecnodata.

Pilotar carregando um passageiro exige muito mais responsabilidade, habilidade e experiência. E o passageiro pode contribuir com a segurança para não se tornar uma condição adversa para o piloto.

Veja algumas dicas separadas para o passageiro de moto.

Antes de ligar a moto

O piloto deve ser o primeiro a subir na moto e ligá-la. Em seguida subirá o passageiro, que só deverá colocar os pés nas pedaleiras depois que estiver sentado.

Posição de segurança

O passageiro deve sentar próximo ao piloto segurando em sua cintura ou quadril. Os pés precisam estar firmes na pedaleira. É importante manter as pernas longe do escapamento, da corrente e de outras partes móveis.

Durante o trajeto

É recomendado acompanhar os movimentos e a inclinação do corpo do piloto nas curvas. Caso contrário, é possível desequilibrar o condutor. O passageiro deve evitar movimentos desnecessários, como levantar o corpo para passar numa lombada, e segurar mais firmemente nas arrancadas e freadas ou quando trafegar sobre pisos irregulares.

Distração

O carona deve falar com o piloto apenas o que for indispensável à segurança. A atenção do motociclista deve estar totalmente voltada ao trânsito.

Equipamentos

O passageiro também deve se preocupar com a própria segurança. O uso do capacete é obrigatório. Além disso, roupas adequadas oferecem boa proteção em caso de queda e protegem das intempéries e das partes quentes e móveis da motocicleta. A roupa ideal é a que protege completamente os braços e pernas, sem folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos. Os pés devem estar protegidos e permitir um bom apoio.

  • Camponez Frota

    A segurança do carona da motocicleta não se resume a um simples capacete. O capacete deve estar homologado pelo INMETRO, em perfeitas condições de uso, além do que o usuário deverá estar usando também óculos de proteção (que não são os de EPI de trabalhador, e nem óculos de passeio ou de grau), de acordo com os especificados pelo CTB. No caso de não usar óculos de proteção, deverá estar utilizando a viseira do capacete abaixada, quando nos deslocamentos. A viseira deverá ser, tipo cristal para o uso de dia e de noite, e fume ou escura somente para o uso de dia. Muito embora o CTB não especifique quais são os itens da roupa a ser usada, é recomendável que o carona também utilize luvas, calças no mínimo de brim e botas que dê proteção maior aos pés. Essas recomendações são válidas para o motociclista, assim como ao carona.