Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Circulação e Conduta do motociclista


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/10/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Vale reforçar as principais normas de circulação específicas para um motociclista, pois elas são fundamentais para garantir a segurança do condutor, do passageiro e demais envolvidos no trânsito:

O motociclista deve utilizar sempre capacete com viseira e óculos de proteção (condutor e passageiro), independente da distância a ser percorrida. Deve estar devidamente fixado à cabeça.

Usar roupa apropriada para a atividade. O uso de coletes refletivos é obrigatório para motoboys e opcional para motociclistas que não usam a moto profissionalmente, porém recomendado, para facilitar aos condutores de outros veículos enxergar motociclistas à noite. Conduzir com as duas mãos no guidão da motocicleta. Levar passageiros sentados corretamente no assento especial. Manter o farol ligado, mesmo durante o dia. Dar preferência às vias especiais e trafegar no centro da pista. Ao estacionar, as motocicletas devem obrigatoriamente estar em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio), com exceção dos locais onde a sinalização determine outra norma (Art.48).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *